Publicado em: 17/12/2021 - Última modificação: 17/12/2021 - 16:50

Formatura dos 30 novos GCMs acontece na próxima terça-feira (21)

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança realiza na próxima terça-feira (21), a formatura dos 30 novos agentes da Guarda Civil Municipal, aprovados em concurso público promovido em 2019.  A solenidade de formação dos novos integrantes ocorrerá a partir das 8 horas, no Centro de Formação dos Professores e Teatro Eva Wilma, na Avenida Condessa de Vimieiros, 1131, no Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Na oportunidade, a Prefeitura também realizará a entrega de duas novas viaturas à Polícia Militar e uma nova Base Móvel para a Guarda Civil Municipal, que reforçarão as ações de segurança no município.

Os novos guardas, que a partir de agora já estão aptos para atuar na segurança da população nas ruas, passaram por uma grade curricular de formação elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O curso contemplou primeiros socorros, combate a incêndio, direito penal e processual, Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente, violência contra a mulher, leis municipais, legislação ambiental e de trânsito, além de procedimentos operacionais com apoio das polícias civil, militar, e integrantes da Guarda Civil Municipal.

Durante a preparação receberam ainda cursos de defesa pessoal, manuseio de tonfa, armamento e tiro – emprego de equipamentos não letais e letais, preparação física e natação, mediação de conflito, policiamento comunitário, rádio comunicação, princípio de hierarquia, preservação do local de crimes, educação ambiental, contenção e manejo de fauna silvestre e marinha.

A capacitação também abordou comunicação não violenta e manejo do estresse, com orientação de profissional de Psicologia, conhecimentos do turismo, relações interpessoais, constituição federal, diversidade sexual e prevenção de violência de gênero.

“Realizamos um trabalho de reestruturação da Guarda Municipal. Hoje temos uma GCM armada, preparada e consciente da sua importância na sociedade. Durante o curso preparatório, os novos integrantes tiveram oportunidade de serem capacitados por experientes profissionais da área de segurança da região”, afirmou o secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos.