Publicado em: 29/06/2022 - Última modificação: 06/07/2022 - 10:01

Rede Municipal de Ensino conta com novo Sistema de Avaliação

EDUCAÇÃO - As provas acontecem para os alunos dos Anos Iniciais e Finais, com o objetivo de diagnosticar a situação atual de aprendizagem de cada aluno, para posterior intervenção junto às unidades escolares a partir dos dados coletados nas avaliações

Os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino serão avaliados pelo novo Sistema de Avaliação de Itanhaém, o SISAI. Destinada aos alunos dos Anos Iniciais e Finais, a avaliação tem como objetivo diagnosticar a situação atual de aprendizagem de cada aluno, para posterior intervenção junto às unidades escolares a partir dos dados coletados nas avaliações.

Os conteúdos são elaborados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SECE), com os Professores do Ensino Fundamental Anos Finais e os Assessores Pedagógicos dos Anos Iniciais. A atividade propõe a coleta de dados sobre a aprendizagem dos alunos e as habilidades que estão sendo trabalhadas no primeiro trimestre letivo e que se relacionam à recomposição de aprendizagens nesse cenário pós-pandemia.

Com os resultados dessa avaliação, a SECE elabora um relatório com o panorama de como se encontra a aprendizagem da Rede e ao mesmo tempo promove discussões acerca das ações que serão priorizadas para a adequação do ensino e a aprendizagem de cada unidade escolar e de toda a Rede Municipal de Ensino.

“Com essa avaliação poderemos verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como analisar se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular. Com isso, será feita uma reflexão sobre quais caminhos cada escola deve seguir em relação à aprendizagem dos alunos”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.