Serviços
acessibilidade



Agenda

Informação do Evento:

  • Morro Piraguyra

    No local encontram-se formas diferenciadas da Mata Atlântica litorânea, pois o morro encontrar-se mais afastado da influência marítima, apresentando, em sua face Noroeste, uma exuberante vegetação típica.

    O interesse municipal em preservar este morro deve-se à sua localização central na cidade e sua continuidade imediata com o Mangue do Piraguyra, favorecendo desta forma a preservação. Este morro possui um lago no topo, que se forma por acúmulo de águas de chuva e drenagem natural.

    A Municipalidade pretende a utilização do lago em questão para fins turísticos e educacionais visando a conscientização ecológica da população. O local é indicado para a realização de trilhas ecológicas, porém o grau de dificuldade é um pouco mais elevado do que a do Morro do Sapucaitava, pois possui locais escorredidos e uma mata intensa, exigindo atenção aos visitantes que podem se perder pelos vários caminhos da trilha.

    Em um dos pontos mais altos, há o mirante, que possibilita uma bela visão do mangue e da Cidade. O Governo Municipal possui um projeto para estruturação da trilha, com corrimões e placas indicadivas, além da realização de obras no mirante, que atualmente, encontra-se de forma rustíca em meio a vegetação local. Ainda ao pé do Morro, o visitante pode encontrar a sede da Ong Ecosurfi, que desenvolve um trabalho de reflorestamento e limpeza do local, e que também, auxilia o turista quanto a informações sobre a trilha e a vegetação.