Cidade Saudável


Desenvolvido pela Prefeitura de Itanhaém, o Programa Cidade Saudável já beneficia diversos bairros com áreas públicas dotadas de academias ao ar livre. Com isso, pretende-se estimular na população o conceito de hábitos saudáveis e combater o sedentarismo, responsável pelo surgimento de várias doenças crônicas relacionadas com a hipertensão. Os bairros beneficiados, estão: Suarão, Savoy, Nova Itanhaém, Nossa Senhora do Sion, Oásis, Jardim Ieda, Gaivota, Guapiranga, Chácara das Tâmaras, Guapurá, Umuarama, Vila São Paulo e Cibratel.

Cada um dos aparelhos possui uma função pré-determinada, com os exercícios localizados para trabalhar a parte óssea e muscular. O exemplo é o Twist Lateral, que é responsável por trabalhar a cintura e o músculo vasto lateral localizado na região da coxa e o Leg Press, que exercita a coxa e os membros inferiores. O aparelho nomeado como Supino Vertical serve para uso exclusivo de pessoas com deficiência, pois trabalha o peitoral, tríceps e o bíceps.

Outra iniciativa do Programa Cidade Saudável foi a implantação da Academia da Saúde do Gaivota, que presta serviço de prevenção e tratamento contra doenças crônicas, em complemento à assistência oferecida pelas Unidades de Saúde da Família (USF). Essa academia conta com espaços reservados para atividades coletivas, como exercícios localizados, apontados como aliados no combate ao sedentarismo e a obesidade. O local está aberto à população da Cidade e a todas as idades.

Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, o programa Cidade Saudável está presente no item Gestão da saúde pública, que prevê: “planejar e operacionalizar as políticas do Sistema Único de Saúde, por meio do desenvolvimento de mecanismos de controle e avaliação. Prestar assistência nas áreas básicas a promoção, prevenção, tratamento e recuperação da saúde de forma humanizada na rede municipal de saúde”.

Outro objetivo do Programa Cidade Saudável é a implantação do conceito na Orla da Praia, com a instalação de mais equipamentos esportivos como postes de vôlei de praia, beach soccer e beach basket.