Serviços
acessibilidade



Alimentação e Atividade Física


Algumas dúvidas permeiam nossas mentes quando o assunto é nutrição e atividade física. Para isso, buscamos algumas respostas com profissionais da área:

FAZER ATIVIDADE FÍSICA EM JEJUM, É MELHOR?

Não! Segundo a nutricionista Priscila Fernanda Silva Andreazzi (CRN: 16853), os alimentos (em especial os carboidratos), fornecem a energia necessária para quem vai fazer algum tipo de exercício. O jejum prolongado pode causar hipoglicemia, levando a desmaios e inclusive, ocorrendo perda de massa magra.

O QUE COMER DEPOIS DOS EXERCÍCIOS?

Prefira uma alimentação saudável, com uma porção de proteína animal magra (carne, frango, peixe ou ovos) associada a uma proteína vegetal (feijão, ervilha, grão de bico, soja ou ), uma porção de carboidrato complexo (arroz integral, batata, pão integral), além de frutas e vegetais.

POR QUE FAÇO MUSCULAÇÃO E MEU PESO AUMENTA?

Músculo pesa mais do que gordura! Levando isso em conta, quem pratica musculação deve se preocupar mais em manter uma dieta balanceada (conforme dito nas questões acima) do que preocupar-se com a balança.

Com relação aos exercícios, o educador físico Isaias José Gomes Neto (CREF: 19452), deu algumas dicas, principalmente para o pessoal da 3ª idade:

“É muito importante a prática de atividades físicas na 3ª idade, já que, com o fortalecimento muscular e trabalho de coordenação, consegue-se diminuir os riscos de queda, fato comum nesta idade, além de contribuírem no controle de doenças como Colesterol e Pressão Arterial, por exemplo”.

 

DICAS

ALONGAMENTO ANTES DA PRÁTICA PRINCIPAL: serve para preparar o corpo antes do início das atividades, evitando lesões.

MUSCULAÇÃO: A musculação é uma das melhores escolhas, desde que sob orientação de um professor e, respeitando os limites do seu corpo.

ALONGAMENTO APÓS A PRÁTICA PRINCIPAL: é muito importante realizá-lo ao final da prática de exercícios, servindo para “relaxar” a musculatura.

PRATIQUE EXERCÍCIOS, VIVA COM SAÚDE!