Publicado em: 01/03/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Campanha de vacinação contra a febre amarela encerra segunda

ÚLTIMO DIA - Ainda há grande parcela da população desprotegida contra o vírus; as doses são aplicadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs)

Levantamento realizado no dia 15 de março mostrou que 54.299 pessoas foram vacinadas, entre fracionada e integral

Quem não se imunizou terá uma nova oportunidade para se vacinar contra a febre amarela. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde encerra na segunda-feira (19) o prazo da campanha emergencial. A ação acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8 às 16 horas. Para se imunizar, os interessados devem comparecer ao local com um documento com foto e, se possível, carteira de vacinação e Cartão SUS.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

As pessoas que já tomaram a vacina uma vez não precisam se imunizar novamente, pois ela é válida por toda a vida. A campanha, com oferta de dose fracionada, é direcionada ao público que não recebeu a vacina, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. O frasco utilizado na Rede Pública de Saúde pode ser subdividido em até cinco partes, sendo aplicado 0,1 ml da vacina. Um balanço com o número de vacinados deverá ser divulgado nos próximos dias.

Desde o início da campanha, em 25 de janeiro, a Prefeitura de Itanhaém vem adotando medidas preventivas, inserindo, inclusive, postos volantes em regiões mais isoladas e de difícil acesso. A meta é vacinar 69 mil pessoas até o fim da campanha que mobilizou a participação de mais de 250 profissionais da saúde.

CONTRAINDICAÇÕES – Em alguns casos, a imunização não é permitida. São eles: bebês menores de 9 meses de idade; mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade; pessoas com alergia grave ao ovo; pessoas com HIV e têm contagem de células CD4 menos que 340; pessoas em tratamentos com quimioterapia ou radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes; pessoas submetidas a tratamento imunossupressores, que diminui a defesa do organismo.

VACINADOS  A Secretaria Municipal de Saúde registrou nos últimos dias aumento na procura pela vacina contra a febre amarela em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). Levantamento realizado no dia 15 de março mostrou que 78% do público-alvo já foi imunizado contra a doença, equivalente a 54.299 vacinas aplicadas, entre dose fracionada e integral. Embora os números sejam promissores, ainda há uma parcela da população desprotegida contra o vírus.

Confira os locais de vacinação:

Região Local
USF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290, Savoy