Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/11/2024 - Última modificação: 12/12/2024 - 15:17
[email protected]

Prefeitura instala novo ponto de coleta de petrecho de pesca no Cibratel I

MEIO AMBIENTE - Este será o quarto ponto de coleta seletiva instalado e já conta com unidades na Alameda Emídio de Souza, no Píer do Guaraú e na Boca da Barra



Compartilhar:

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, segue avançando em suas iniciativas de preservação ambiental. Nesta quinta-feira (28), às 10 horas, foi inaugurado mais um ponto de coleta de petrechos de pesca, desta vez na Praia do Cibratel I, ampliando os esforços do Projeto Pesca e Recicla no Município.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Este será o quarto ponto de coleta seletiva instalado como parte do projeto, que já conta com unidades na Alameda Emídio de Souza, no Píer do Guaraú e na Boca da Barra. Essas instalações têm se mostrado fundamentais para o descarte adequado de materiais de pesca, como redes, linhas e anzóis, que, se não tratados corretamente, podem causar sérios danos aos ecossistemas aquáticos.

A ampliação do projeto para a Praia do Cibratel I reforça o compromisso da Prefeitura com a conservação marinha e o turismo sustentável. Assim como nos outros pontos, o novo ecoponto será equipado com coletores seguros e resistentes, oferecendo um local adequado para o descarte de materiais de pesca e contribuindo para a economia circular por meio da reciclagem.

Além disso, o Projeto Pesca e Recicla promove a educação ambiental, disponibilizando placas informativas sobre a fauna, o descarte consciente de resíduos e o consumo responsável de pescado. Com essas ações, pescadores e turistas são conscientizados sobre a importância de preservar o meio ambiente e proteger a biodiversidade local.

Com mais este ponto, Itanhaém reafirma seu papel como modelo de Cidade comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. A nova instalação será um marco no fortalecimento dessa parceria entre a gestão pública, pescadores e a comunidade local.


GREMAR – O Instituto GREMAR, criador do Projeto Pesca e Recicla, é uma ONG fundada em 2002, em Guarujá, e trabalha em parceria com a Prefeitura de Itanhaém desde 2015, atuando no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS Itanhaém) com o recebimento, tratamento e destinação de animais silvestres encontrados debilitados, além de ações de educação ambiental no Município.


Palavras-chave: , , , ,