Calendário de Eventos

Janeiro



  1. - Prjeto Verão

Fevereiro



  1. - Carnaval

Março



  1. - Navega Itanhaém

Abril



  1. - Aniversário da Cidade

Maio



  1. Festa do Divino Espírito Santo

Junho



  1. - Semana São José de Anchieta
  2. - Corpus Christi

Julho



  1. - Festival de Inverno

Agosto



Setembro



  1. - Festival Sabores Caiçara

Outubro



  1. - Festa das Nações

Novembro



  1. - Consciência Negra
  2. - Início da Festa da Padroeira

Dezembro



  1. - Festa da Padroeira
  2. - Natal para todos

Janeiro

Projeto Verão

O Projeto Verão possui uma repleta programação de atrações musicais com artistas da região, atividades culturais, turísticas e esportivas levando entretenimento aos bairros da cidade. As atrações do Projeto Verão são:
Orla Musical - As atrações da Orla Musical levam muita música, animação e bons momentos de descontração a beira mar aos turistas, veranistas e moradores nas tendas montadas ao longo das Orlas da Cidade.
Sunset Festival - O Sunset Music agita o público em um espaço idealizado para eventos de médio porte com diversos shows de pop rock, blues, pop, MPB, samba, pagode e sertanejo.
City-Tour “Descubra e Viva Itanhaém” - Totalmente gratuito, a iniciativa proporciona aos moradores e turistas a oportunidade de visitar os principais pontos e atrativos turísticos da cidade. Com duração aproximada de 2 horas, o passeio acontece por meio de transporte turístico, acompanhado de Guia de Turismo credenciado e cadastrado no CADASTUR – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo.
Encontro Náutico - Para quem curte passeios de barco, lancha ou estar em contato com a natureza, não pode perder o Encontro Náutico. Os interessados podem participar com suas próprias embarcações. Conta com a apresentação de banda e DJ, em um trajeto de 2 km até o banco de areia.
Caminhada Histórica - Conectando história, turismo e saúde, a Caminhada Histórica passa pelos principais pontos turísticos da cidade, compartilhando informações sobre a história dos principais pontos e atrativos turísticos, culturais e ambientais.
Pedalada Turística - Aberta ao público de todas as idades, para participar basta levar qualquer tipo de bicicleta ou similar com rodas (skate, patinete, patins, cadeira de rodas, etc.), com exceção daqueles movidos a motor elétrico. Além de compartilhar informações sobre a história dos principais pontos e atrativos turísticos, culturais e ambientais, a atividade também tem o intuito de Incentivar e fomentar o uso de bicicletas como atividade física esportiva e uma alternativa de transporte.
Arena Estação Praia – Totalmente gratuito com clinicas e atividades de estímulo esportivo com duração de um mês.

Fevereiro

Carnaval

Pré-carnaval – Eventos com ensaios técnicos das escolas de samba e blocos carnavalescos que acontecem em diferentes regiões da cidade.
Bloco dos Pequenos – Música, gincanas, brincadeiras e trio elétrico com marchinhas de carnaval e temas infantis.
Matinê Carnakids – Palco com marchinhas de carnaval e temas infantis.
Desfiles das escolas de samba e blocos de rua – Grande festa realizada na rua.
Carnabarra – Palco montado na Boca da barra com uma repleta programação musical e marchinhas tradicionais.
Carnabairro – O agito se estende a diversos bairros da cidade com muita música e marchinhas carnavalescas.

Março

Navega Itanhaém

No exuberante cenário da Boca da Barra o evento Navega Itanhaém – Encontro de Velas e Remos reúne caiaques, veleiros, canoas havaiana, kitesurf e stand up paddle. Conta com clínicas com introdução às modalidades, aulas experimentais, sorteios, passeios, exposição de artesanato, atividades ambientais, troca de ideias com experientes praticantes e apresentação musical.

Abril

Aniversário da Cidade

A segunda cidade mais antiga do país vai comemorar seus 491 anos em grande estilo. A Prefeitura de Itanhaém organizou uma ampla programação que inclui entrega de obras, grande show musical, atrações esportivas e culturais e Desfile Cívico.

Maio

Festa do Divino Espírito Santo

A comemoração do Divino Espírito Santo acontece há mais de 300 anos e caracteriza uma das maiores manifestações culturais da Cidade. A Folia do Divino no Rio Acima marca a preparação para a Festa do Divino Espírito Santo, os religiosos saem em procissão da Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no Centro Histórico, a caminho da Alameda Emídio de Souza, onde os fiéis seguem de barco em direção à capela Nossa Senhora do Livramento, no Jardim Coronel. Após a chegada à capela, é realizada uma celebração, para que os fiéis então atravessem o rio rumo à Ilha do Mauricinho, onde então, é realizada a Reza da Folia do Divino, momento de grande tradição e fé da comunidade. Posteriormente, a tradicional quermesse beneficente da Festa do Divino acontece aos finais de semana com apresentações musicais e conta com programação repleta de costumes e envolve fiéis de todas as idades em momentos importantes da comemoração.

Junho

Semana São José de Anchieta

Conhecido como Apóstolo do Brasil, São José de Anchieta foi um padre jesuíta e teve grande parte da sua trajetória de vida ligada a Itanhaém. Anchieta foi beatificado pela igreja católica em 1980 e canonizado em abril de 2014. Em homenagem ao copadroeiro de Itanhaém o município conta com uma programação especial com missas, caminhada, exposições e missa solene campal.

Corpus Christi

Programação especial em comemoração ao dia de Corpus Christi com missas, procissões e os tradicionais tapetes coloridos foi preparada pelas igrejas. O Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”, é a celebração comemorada com procissões e missas a fim de lembrar o trajeto do povo peregrino em busca da Terra Prometida.

Julho

Festival de Inverno

O Festival de Inverno promete esquentar e agitar Itanhaém. O evento conta com artistas conhecidos nacionalmente, e ainda grandes expoentes da cidade e da região, contemplando shows musicais dos mais diferentes estilos, como blues, forró, rock, instrumental, samba entre outros.

Setembro

Festival Sabores Caiçara

Com cardápio para atrair todos os paladares, a Feira Gastronômica “Sabores Caiçaras” de Itanhaém proporciona aos visitantes o melhor da culinária regional. Os restaurantes oferecem pratos com o melhor da cultura caiçara com a mentoria de chefs de cozinha. O evento também conta com apresentações musicais de artistas consagrados.

Outubro

Festa das Nações

Ambiente agradável contendo ampla praça de alimentação temática da Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e México. O evento também conta com show ao vivo e apresentações de teatro e dança. O figurino típico e a decoração temática, que sempre chamam a atenção dos participantes, também fazem parte da festa. O evento é aberto ao público com preços acessíveis a toda família. Um festival de gastronomia típica em uma viagem cultural por oito países.

Novembro

Consciência Negra

Em alusão ao Mês da Consciência Negra e para ressaltar a história, cultura e luta dos negros contra a discriminação racial e desigualdade social, o evento possui programação especial com diversas atrações culturais, como exibição de filmes que reforçam a identidade negra, exposições bibliográficas e fotográficas, apresentação de teatro e oficinas de artesanatos.

Início da Festa da Padroeira

Início da Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Itanhaém, que se estende até meados de dezembro. O evento possui festividades sociais e religiosas como missas, novena, a tradicional quermesse e apresentações musicais.

Dezembro

Festa da Padroeira

A Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Itanhaém, comemorada no dia 8 de dezembro, tem seu início em meados de novembro e se estende até meados de dezembro. O evento possui festividades sociais e religiosas como missas, novena, a tradicional quermesse e apresentações musicais.

Natal para todos

As atrações objetivam deixar a segunda cidade mais antiga do país ainda mais atraente, iluminada e alegre para as festas do final de ano. A cidade se transforma com decorações natalinas onde destacamos o Presépio de areia em tamanho natural, a árvore de Natal com 20 metros de altura e a Casa do Papai Noel e algumas ações como a chegada do Papai Noel e sua Bandinha, o Trenzinho do Noel, o Guardião do Museu, Papai Noel nos Bairros, Concerto de Natal da Banda Marcial Municipal de Itanhaém, o Encontro de Corais de Itanhaém e apresentações musicais.