Praças

imagem narciso de andrade
Praça Narciso de Andrade - Praça Narciso de Andrade - A Praça Narciso de Andrade, ou Centro, ou ainda Vila, já formava seu desenho desde os primórdios da colonização quando era protegida por uma paliçada e já era composta pelos prédios históricos, a Casa de Câmara e Cadeia e a Igreja Matriz de Sant'Anna.
A Praça foi recentemente remodelada, foram tiradas muitas de suas árvores que umedeciam os prédios históricos, dando-lhe um visual mais amplo e aberto, mas seu contorno continuou o mesmo da última década. Apesar de grandes intervenções, a praça continua com o mesmo aspecto desde que se têm notícias de como era por meio de fotografias antigas. No local também está localizado o monumento ao Padre José de Anchieta.
Carlos Botelho
Praça Carlos Botelho - Centro, Praça das Comadres - A praça antigamente era uma região da cidade, central, chamada Areal, devido ao solo arenoso frente ao Casario, local também de acesso à primeira ladeira do Convento. A praça possuía um coreto onde se apresentava a Banda em algumas tardes de verão.
Foi arborizada com "Chapéu-de-sol" durante o governo da primeira prefeita do Estado de São Paulo e segunda do Brasil, Spasia Albertina Bechelli Cecchi e logo após foi-lhe aplicado um novo desenho em seus canteiros. Hoje é uma praça com bares noturnos muito frequentados por todas as idades. No local também está localizado o monumento à Martim Afonso de Sousa.
image zwarg
Praça Ernesto Zwarg – Localizado no Centro Histórico, ao lado da Praça Narciso de Andrade, a praça é uma homenagem ao grande ambientalista Ernesto Zwarg, possui um palco para apresentações artísticas e culturais. A sua volta ficam construções históricas tombadas pelo Condephaat.
image praça calixto
Praça Benedito Calixto – Localizado na Avenida Washington Luiz, entre as ruas Capitão Mendes e Julio dos Santos, o ambiente serve de área de lazer para crianças e adultos, e é propício para atividades culturais e esportivas.
Contém um espaço comercial com 92 quiosques, sendo 24 de alimentos e 68 de artesanatos, playground, bancos, mesas, banheiros, palco destinado a apresentações e relógio de sol. No local também está localizado o monumento à Benedicto Calixto.
image praca
Praça 22 de Abril - A Praça, localizada às margens do Rio Itanhaém, foi erguida por sobre uma área já existente, nas comemorações do "Brasil 500 Anos". A praça abriga a cruz das celebrações e as esculturas que retratam tradicionais personagens da cidade, de frente à margem esquerda do Rio Itanhaém. As esculturas em fibra estão instaladas na praça, para indicar o tradicional local de pescaria.
image Sion
Praça Nossa Senhora de Sion - A Praça teve seu surgimento junto com o bairro do Suarão, acompanhou a evolução da estrada de ferro, bem como seu declínio, instalação de colônias de férias, residências, construção de Igreja, cinema, etc.
Hoje, ao redor da Praça, nestes mesmos prédios, existem outras atividades como pousadas, centros de cultura e lojas. A Praça conta com um posto de informações turísticas, quiosques comerciais, feira de artesanato, play ground, mini campo futebol society e pequeno palco ao ar livre.
image Lourds
Praça Nossa Senhora de Lourdes - Muito procurada por turistas, especialmente no período de alta temporada, o local atrai principalmente por sua beleza e pelos momentos de paz que proporciona além da vista paradisíaca para as águas do mar que vão de encontro com as rochas.
A área de lazer é um ponto de acesso estratégico para pontos turísticos e religiosos da Cidade, como a Cama de Anchieta, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Passarela de Anchieta, #itanhaem e Portal Místico. A praça contempla gazebo expositivo de espécies vegetais, passeios, jardins, paisagismo, bancos, postes ornamentais e estacionamento.
image kardec
Praça a Kardec Rangel Veloso – Pista de Patinação – A pista de patinação da Praça Kardec Rangel Veloso está localizada na Praia dos Sonhos. O espaço se tornou um ‘point’ para as famílias porque é um ambiente amplo e foi planejado para o lazer e a prática esportiva. É comum encontrar na Praça pessoas tanto na pista quanto no entorno do local.
O ambiente possui iluminação, grades protetoras, bancos e pavimentação nos arredores da pista com lajotas. Além disso, a praça conta também com monumentos em homenagem à imigração japonesa, que completou 100 anos no país em 2008. Atualmente, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses e descendentes fora do próprio Japão, integrando a cultura nacional e contribuindo decisivamente para a economia e a cultura do País.
image angelo
Praça Ângelo Guerra – Localizada no bairro Belas Artes, o local tem uma pista de caminhada, playground e um palco coberto para apresentações culturais, atraindo desta forma toda a família para as suas instalações.
image hanna bachin
Praça Ibrahim Hanna Barchin – Localizada no bairro Gaivota possui um calçadão com ciclovia, quadra de futebol de salão, quadra de 21 (pequena quadra de basquete), playground e quadra de bocha.