Roteiros de Aventuras

Roteiro de Surf, Longboard, Bodyboard e Stand Up Paddle

Descritivo: Itanhaém possui 26 km de praias, as principais bancadas com fundo de areia são Satélite, Mahalo, Praião, Pescadores ou Prainha, Sonho, Cibratel I, Gaivotas e Santa Cruz. As condições climáticas e a geografia da cidade favorecem os esportes praticados em ondas que, na maioria das praias, funcionam em perfeitas condições com ondas medianas de meio a 1 metro de altura, ondulação de sudeste e vento nordeste (terral), já na praia dos Pescadores as melhores condições são com ondulação de leste e vento sudoeste (terral). Itanhaém sempre foi berçário de grandes atletas das categorias de Surf, Longboard, Bodyboard e Stand Up Paddle que se destacam no cenário nacional e mundial como a Família Pupo, Binho Nunes, Jaime Viúdes, entre outros.
Roteiro: Praia de Itanhaém, Praia dos Pescadores, Praia do Sonho e Praia de Peruíbe.

icon esportes
Praia de Itanhaém - Possui cerca de 10,5 km de extensão, desde a divisa de Mongaguá até o encontro com o Rio Itanhaém, ocupando toda essa porção com bancadas de fundo de areia e vários nomes diferentes como as Praias do Tombo, Centro, Praião, Mahalo, Satélite, Nova Itanhaém e Suarão. As ondas tubolares funcionam em perfeitas condições com ondas medianas de meio a 1 metro de altura, ondulação de sudeste e vento nordeste (terral) ou com ondulação mediana de sul, além disso, o melhor momento é no inside com a maré subindo e com a maré cheia, mas também com a maré seca as ondas também ficam no outside, mas sem transição para o inside.
icon esportes
Praia dos Pescadores – Localizada entre a foz do rio Itanhaém e a Praia dos Sonhos, a Praia dos Pescadores, ou Prainha, é famosa por ter servido de cenário para as gravações externas da novela "Mulheres de Areia", em sua primeira versão, pela TV Tupi. Nesta praia ainda é possível observar a chegada dos pescadores artesanais em suas embarcações com características originais. É da Prainha que se acessa a Ilha das Cabras ou Givurá, em dias e horas em que a maré assim permite. Por causa da ilha, forma-se um canal e é um ótimo local para a prática de surf por ter ondas que funcionam quase todos os dias, independentemente da ondulação, do tamanho e da maré. As famosas direitas da Prainha funcionam em perfeitas condições na maré seca com ondas medianas de meio a 1 metro de altura, ondulação de leste e vento sudoeste (terral). É a única praia que oferece condições para surfar durante uma ondulação forte de sul com ressaca, nestas condições as melhores ondas são para a esquerda, em direção à ilha.
icons esportes
Praia do Sonho- A praia acabou adotando esse nome devido ao loteamento que foi aberto em frente a ela. Até então, a praia era conhecida como "Praia do Meio", com grande frequência da colônia japonesa que se hospedava por ali. A praia tem cerca de 800 metros de extensão e suave curvatura. As ondas funcionam em perfeitas condições com ondas medianas de meio a 1 metro de altura, ondulação de sudeste e vento nordeste (terral) ou com ondulação mediana de sul, além disso, os melhores momentos são com a maré subindo, cheia ou descendo.
image
Praia de Peruíbe – A Praia de Peruíbe tem cerca de 11 km de extensão, tem este nome porque antigamente a cidade de Peruíbe era um bairro do município de Itanhaém. A praia começa junto ao Morro do Paranambuco, ocupando toda essa porção com vários nomes e loteamentos, sendo as principais Pocinho de Anchieta, Praias do Cibratel I, Cibratel II, Pinheiros, Gaivota, finalizando na Santa Cruz, divisa de Itanhaém com Peruíbe e assim é a praia com maior porção de areia e a de melhor balneabilidade. Destaque para o Cibratel I no canto das pedras e na Praia do Gaivotas no lado esquerdo da ilha, as ondas funcionam em perfeitas condições com ondas medianas de meio a 1 metro de altura, ondulação de sudeste e vento nordeste (terral) ou com ondulação mediana de sul, além disso, o melhor momento é com a maré subindo ou descendo. Destaque também para uma onda rara do lado direito da ilha da Gaivota quando recebe ondulação de leste, na praia de Santa Cruz.

Roteiro de Canoa, Caiaque e Stand Up Paddle

Descritivo: O Rio Itanhaém possui 7 km de extensão, desde a sua foz até a Ilha do Bairro do Rio Acima, onde há a confluência dos Rios Branco e Preto. Por ser de calmas águas oferece boas condições para estas práticas esportivas. A canoagem é um esporte náutico praticado com o auxílio de um remo e uma canoa ou caiaque. Já na modalidade Stand Up Paddle, sua prática consiste em ficar de pé em cima da prancha e remar pequenas ou grandes distâncias.
Roteiro: Rio Itanhaém, Rio Branco e Rio Preto

image
Rio Itanhaém - Tem sua importância histórica e econômica para o município, pois através dele circulam embarcações destinadas ao turismo e entrada e saída de barcos pesqueiros que acessam o mar. O Rio Itanhaém possui 7 km de extensão, desde a sua foz até a Ilha do Bairro do Rio Acima, onde há a confluência dos rios Branco e Preto (Nascente). Proporciona lazer por apresentar vários pontos para pesca esportiva e para turismo náutico, como jet ski, banana boat e lanchas de pequeno porte.
image
Rio Preto - Tendo sua nascente na região das “Lamas Negras” (Peruíbe), tem uma extensão aproximada de 30 km e um desnível de 3 m trazendo a coloração escura dos sedimentos naturais, até seu encontro com o Rio Branco. O Rio Preto é um dos mais importantes afluentes para a formação do Rio Itanhaém, após ter recebido as águas de importantes cursos d’água como o Tambotica, Taquaru, Itariru e o grande volume de águas renovadas da Lagoa do (Morro) Boacica. Devido à sua geografia, ocorrem transbordamentos de sua calha na época das cheias e chuvas, o que impede a ocupação e desmatamento das matas ciliares que estão muito bem conservadas ao longo de seu percurso e que protegem e prosperam uma imensa gama de fauna nativa.
image
Rio Branco - O Rio Branco tem uma extensão aproximada de 30 km e com um desnível de 5 m até seu encontro com o Rio Preto. O rio nasce da junção do Rio Capivari e do Rio Branco de Cima, e desce sem grandes quedas, passando apenas por pequenas corredeiras até o vale do Rio Branco que corre, na parte inicial, entre duas serras como uma calha; nesta localidade a água é mais clara por ter, em grande parte de sua extensão, fundo rochoso. O Rio Branco é o principal responsável pelo abastecimento de água da cidade e região

Roteiro Vôo de Paramotor e Paratrike

Descritivo: Itanhaém é considerada pelos praticantes, a “Capital Nacional do Paramotor e Paratrike”. No Brasil a cidade possui um dos melhores espaços aéreos para a prática da atividade, sua geografia é formada por planícies e a região recebe excelentes correntes de vento. Nos últimos anos, o município vem atraindo muitos apaixonados e curiosos pelas modalidades. Diversas escolas oferecem instruções para os principiantes, organizam encontros dos já praticantes e também é possível fazer vôos duplos acompanhados por profissionais, para que se tenha um gostinho de como é a atividade.
Roteiro: Praia de Peruíbe

imagem
Praia de Peruíbe – A Praia de Peruíbe tem cerca de 11 km de extensão, tem este nome porque antigamente a cidade de Peruíbe era um bairro do município de Itanhaém. A praia começa junto ao Morro do Paranambuco indo até o Bairro Santa Cruz, na divisa com o município de Peruíbe e assim é a praia com maior porção de areia e a de melhor balneabilidade. As principais áreas costeiras para a prática da atividade são Cibratel II, Grandesp, São Fernando, Bopiranga, Jardim Regina, Gaivotas, Santa Cruz e a praia da terra indígena Piaçaguera.

Roteiro de Skate, Patins e Patinete

Descritivo: O surfe sobre rodas surgiu na Califórnia na década de 1950 para aplacar a angústia dos surfistas, que ficavam sem seu esporte favorito em dias em que o mar não estava bom para surfar. Hoje o Skate é um esporte olímpico e pode ser praticado em diversos ambientes. Nesta mesma entoada aumentou o interesse pela prática de patins, tanto para passeios ou até mesmo para a execução de manobras radicais e para a diversão das crianças e adolescentes surgiu o patinete.
Roteiro: Orlas, Pista de Patinação na Praça Kardec Rangel Veloso e Skatepark na Praça de Esportes Alcides Marques.

imagem
Orlas – As orlas são padronizadas, tem traços turísticos e se apresentam como pontos mais movimentados aos fins de semana sendo um chamariz para a prática de atividades físicas como, por exemplo, skate, patins e patinete. São espaços muito família e é bem comum encontrar pessoas em atividades diurnas e noturnas.
imagem
Pista de Patinação na Praça Kardec Rangel Veloso – Localizado no bairro da Praia dos Sonhos, o espaço se tornou um ‘point’ para as famílias porque é um ambiente amplo, planejado para o lazer e a prática esportiva. O ambiente possui iluminação, grades protetoras, bancos e pavimentação nos arredores da pista.
imagem
Skatepark na Praça de Esportes Alcides Marques – Localizada na Av. Tiradentes, s/n, no bairro Jardim Mosteiro é referência e possui 1.075,50 m² de área construída, contando com rampas retas, transições com diversos tamanhos, uma savana com palco e corrimão. A praça está aberta o tempo todo e possui iluminação noturna.