Roteiros Ecoturismos

Roteiro Trilhas Urbanas

Descritivo: Resquícios de Mata Atlântica localizados em área urbana com trilhas e mirantes para as praias e rios, o visitante poderá fazer uma caminhada, ter contato direto com a natureza e desfrutar das mais belas paisagens que os lugares oferecem.
Roteiro: Morro do Sapucaitava, Mirante Pedra do Espia, Praia da Saudade, Morro do Piraguyra, Morro do Paranambuco e Portal Místico.
Ponto de Saída: Morro do Sapucaitava – Rua João Farah, 28 – Praia dos Sonhos.
Ponto de Chegada: Morro do Paranambuco – Rua Ipiranga, 632 – Praia dos Sonhos.
Tempo Médio: 2h a pé | 1h: 20min de bicicleta | 1h de moto ou carro
Distância: 3,5 km
Grau de dificuldade: Médio

image
Morro do Sapucaitava – Declarado de utilidade pública em 15 de março de 1962, mantém-se em boas condições de preservabilidade, com quase 100% de suas características originais, excetuando-se as construções do Iate Clube e algumas outras residências no entorno. É um dos passeios mais tradicionais, possuindo uma trilha que dá acesso a várias atrações e locais interessantes como a Praia da Saudade e dois mirantes de onde se obtém lindo visual da Praia dos Pescadores e costa marítima.
Pedra do Espia - Histórias populares contam que durante a 2ª Guerra Mundial, pela localização e visibilidade, o Morro do Sapucaitava foi usado para vigiar a costeira. Uma pedra do costão, que fica quase na altura do topo do Morro e está voltada para o oceano, na encosta íngreme, era o local onde ficava posicionada a vigilância, daí chamada de "Pedra do Espia" ("espiar”). Teve importante significado na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, isso porque, neste período, antes do Brasil aderir ao conflito, alguns moradores da cidade garantiram ter visto uma embarcação de bananas descendo o Rio Itanhaém carregada de tambores de óleo diesel e em seguida um submarino alemão emergir para recolher todo o produto. A história nunca foi comprovada, mas 120 homens do Exército Brasileiro foram enviados ao Sapucaitava, onde passaram um ano e quatro meses patrulhando a área e pesquisando sobre um possível posto alemão instalado na costa do litoral paulista. O curioso é que, mesmo não tendo sido confirmada a passagem do submarino por Itanhaém, em 1943, a embarcação alemã U-513 torpedeou, em Iguape, o navio brasileiro Tutóia.
image
Praia da Saudade - Local para quem quer sossego e tranquilidade, está localizada aos pés do Morro do Sapucaitava, sendo acessada através da trilha do Sapucaitava. Trata-se de uma praia fluvial, na desembocadura do Rio Itanhaém que serve de abrigo para as gaivotas e é protegida pelas formações rochosas como a Pedra do Carioca e o costão do morro.
Morro do Piraguyra - Está situado a poucos metros do mar e do Rio Itanhaém, sendo formado por dois maciços, estando sua parte mais alta a 72 metros do nível do mar. A primeira elevação limita-se com a Praia dos Sonhos, com fauna e flora característica sob a influência direta do ar marinho e a outra porção é contornada pela via de acesso aos bairros da região do Belas Artes, ao lado do manguezal do Piraguira. Entre os dois maciços há um acesso que servia para chegar à antiga Caixa D’água e a várias antenas instaladas no local. Possui uma trilha que entremeia a floresta nele contida onde obtém-se lindo visual, avistando-se do lado direito o manguezal, o meandro do rio Itanhaém e a boca da barra e do outro lado pode-se avistar boa parte da Praia dos Sonhos e adjacências, em mirantes ao longo do circuito da rua.
image
Morro do Paranambuco - O morro teve seu desbastamento a partir de 1960, levando ao surgimento das duas grandes rochas chamadas "Portal Místico". Segundo místicos e esotéricos há muita energia positiva irradiando das pedras e ao passar entre elas a pessoa vai deixar para trás as energias negativas e sairá dali com as energias renovadas e purificadas. Há rua asfaltada para acesso de carro ou pode-se também acessar por trilha que vem originária da Praia da Gruta. Visual único pode-se observar as Praias do Sonho e Cibratel com belíssimo visual, vista ampla da cidade, serras e oceano, além das Ilhas Queimadas Grande e Pequena. No reservatório de água que existe no local foram feitos os Painéis de Anchieta, obra confeccionada com pastilhas de vidro e que mostram um pouco da passagem do beato pela cidade.
image
Portal Místico - O Portal Místico é um pequeno conjunto geológico que hoje está exposto devido ao desbastamento do Morro de Paranambuco. Trata-se de formação rochosa que os místicos alegam ser um portal energético. Localizado no alto do Morro do Paranambuco.

Roteiro Cachoeira Três Quedas

Descritivo: A área rural é o caminho a percorrer com muita história para contar, tanto nos tempos áureos da banana na década de 60, quanto na retomada dos cultivos diversificados, através da agricultura familiar. A maior parte do território de Itanhaém é recoberta por vegetação de Mata Atlântica, sua maior porção está no Parque Estadual da Serra do Mar, no Núcleo Curucutu, e lá se encontram os principais atrativos naturais da região, que são a Árvore Centenária “Figueira Branca” e a exuberante Cachoeira “Três Quedas”. A trilha para se chegar até a cachoeira leva cerca de 30 minutos. No caminho você vai se deparar com um grande poço natural e no final da trilha você vai encontrar a cachoeira.
Roteiro: Rio Aguapeú, Rio Branco, Árvore Centenária e Cachoeira Três Quedas.
Ponto de Chegada: Cachoeira Três Quedas – Estrada Francisco Paniquar Filho – Rio Branco.
Tempo Médio: 3h de bicicleta | 1h: 30min de moto ou carro
Distância: 30 km
Grau de dificuldade: Médio.

Rio Aguapeú - Nasce em Mongaguá da junção do rio Bichoró e Mineiro, com profundidade média de 2,5 m, percorrendo todo seu percurso na planície e desembocando suas águas escuras no Rio Branco. Em determinados dias é possível verificar suas águas lado a lado com as águas claras do Rio Branco sem que se misturem, proporcionando um espetáculo sem igual.
image
Rio Branco – O Rio Branco tem uma extensão aproximada de 30 km e com um desnível de 5 m até seu encontro com o Rio Preto. O rio nasce da junção do Rio Capivari e do Rio Branco de Cima, e desce sem grandes quedas, passando apenas por pequenas corredeiras até o vale do Rio Branco que corre, na parte inicial, entre duas serras como uma calha; nesta localidade a água é mais clara por ter, em grande parte de sua extensão, fundo rochoso. O Rio Branco é o principal responsável pelo abastecimento de água da cidade e região.
image
Árvore Centenária – A maior árvore já identificada na região, uma Figueira Branca, está localizada perto da cachoeira Três Quedas, no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Curucutu. É um atrativo natural com trilha de fácil acesso possuindo nascente e vegetação de Mata Atlântica intocável. A Figueira Branca ou Gameleira é uma árvore nativa do Brasil encontrada do Amazonas, passando pelas regiões centrais do país até o Paraná. Localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Curucutu no final da Estrada Francisco Paniquar Filho.
image
Cachoeira Três Quedas - Fazer uma trilha monitorada para a Cachoeira Três Quedas, a de maior vazão na região da serra do Guaperuvú, é uma das dicas para você que curte qualidade de vida, ecoturismo, lazer, fotografia e educação ambiental. A trilha para se chegar até a cachoeira leva cerca de 30 minutos. No caminho você vai se deparar com um poço natural conhecido por Lagoa Azul e no final da trilha você vai encontrar a cachoeira, é um dos maiores atrativos do passeio. Os atrativos naturais são exuberantes e possuem poços naturais indicados para o banho.TRAJETO: A área rural do Rio Branco é o caminho a ser percorrido, teremos uma parada para observar a Barragem de captação de água do rio Branco e o maravilhoso visual do Parque Estadual da Serra do Mar, passaremos por sítios e fazendas de produtores rurais que são referências nacional da Agricultura Familiar, além das grandes plantações de banana, historicamente conhecida na década de 60 quando Itanhaém exportava sua produção para a Argentina.