Espaço Cultural

image
Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo – Inaugurado em 5 de agosto de 1896, por várias décadas, serviu como um autêntico reduto cultural, reunindo um acervo valioso e diversas atividades ligadas às artes e a cultura em geral. Com o tempo o local foi demolido, e somente em 2011, a Prefeitura resgatou a memória do antigo monumento, concluindo a construção de uma réplica do prédio no mesmo local do original.
imagem da biblioteca
Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim - A Biblioteca Municipal dedicou seu nome ao poeta Paulo Bomfim, desde meados de 1970. Foi fundada em 14 de dezembro de 1964 e, após várias mudanças, ganhou sede própria no dia 22 de abril de 1999, ocupando hoje o prédio onde funcionava até 1997 a Prefeitura. Os objetivos do espaço são o suporte às atividades pedagógicas, a assistência para pesquisas e projetos desenvolvidos pelo município e a organização e preservação de registros históricos. O acervo é composto de livros, folhetos, mapas, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas, livros adaptados para deficientes visuais e audiobook. A coleção de livros conta com aproximadamente 50.000 volumes, grande parte adquiridos através de doações de intelectuais brasileiros, entre eles o patrono, poeta Paulo Bomfim.
image
Pinacoteca Municipal - Localizada na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico, era o local onde viveu Benedicto Calixto de Jesus, famoso pintor nascido em Itanhaém. A antiga casa foi demolida em 1960 e dois pavimentos foram construídos para abrigar um espaço cultural. A Pinacoteca foi inaugurada em 22 de abril de 2017, oferece ao público conhecimento e estímulo às artes visuais, como por exemplo, exposições, oficinas voltadas às artes plásticas e produção artística, além de salvaguardar o acervo do Município como os quadros de Bernardino de Souza Pereira, retrato de Carlos Botelho e um do ex- governador do Estado Laudo Natel. A Pinacoteca é um ambiente climatizado e com acessibilidade.
imagem do anfiteatro
Anfiteatro Eva Wilma - está localizado na avenida Condessa de Vimieiros, 1131, no centro. A obra foi edificada numa área de 1.260,45 m² e tem auditório para acomodar 516 pessoas sentadas, amplo palco, espaço de bastidores, estacionamento e adequações de acessibilidade.