Roteiros Culturais

Roteiro dos Artesanatos

Descritivo: Uma viagem pelos diversos tipos de artesanatos que possuem identidade e que remetem a cultura caiçara, indígena, outras culturas, sobre a cidade de Itanhaém e a valorização da nossa história. São artes em cestos, fibra da bananeira, madeira, cabaça, conchas, mandalas, pinturas, linhas, reciclados, entre outras artes. A cidade possui também um espaço reservado para exposições, cursos e oficinas, além da promoção do empreendedorismo.
Roteiro: Praça Nossa Senhora do Sion, Praça Benedito Calixto, Casa do Artesão, Praça Nossa Senhora de Lourdes, Praça Ibrahim Hanna Barchin.

imagem
Praça Nossa Senhora do Sion -Localizada no bairro Suarão possui 14 boxes que oferecem artesanatos em geral em madeira, biscuit, conchas, areia, costura criativa, entre outros. Há também 3 boxes de alimentação e palco de shows. Funciona aos finais de semana das 16h às 22h e na temporada todos os dias das 16h às 0h.
imagem
Praça Benedito Calixto -Próximo a Boca da Barra possui, 67 boxes que oferece artesanatos em geral em madeira, linhas, calçados em couro, biscuit, arte em vidro, costura criativa, conchas, areia, crochê, amigurumi, epóxi, entre outros. Há também praça de alimentação, brinquedos/parquinho infantil e palco de shows. Funciona nos finais de semana, das 16h às 0h e na temporada todos os dias das 16h às 0h.
imagem
Casa do artesão -O espaço é reservado a exposições, cursos e oficinas, além de promover o empreendedorismo e a comercialização de produtos artesanais. No local é possível encontrar o presente perfeito, bem como acessórios, decoração e utilidades domésticas. Arte em vidro, cabaça, tecidos (costura criativa), madeira (pirografia, rústica, reciclada, entalhe e marchetaria), materiais recicláveis em geral, fibra de bananeira, conchas, areia e linhas (bordado, crochê, amigurumi, tricô, macramê, entre outros). A Casa do Artesão está localizada na Avenida Presidente Kennedy, 222, na Praia do Sonho, aberta de segunda a sábado, das 9 às 17 horas e na temporada aos domingos dá 09h as 17h00.
imagem
Praça Nossa Senhora de Lourdes -Possui 02 artesãos com artesanatos em concha, madeira e linhas. A praça é muito procurada por turistas, especialmente aos finais de semana e no período de alta temporada, o local atrai principalmente por sua beleza e pelos momentos de paz que proporciona além da vista paradisíaca para as águas do mar que vão de encontro com as rochas. A área de lazer é um ponto de acesso estratégico para pontos turísticos e religiosos da Cidade, como a Cama de Anchieta, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Passarela de Anchieta, #itanhaem e Portal Místico. A praça contempla gazebo expositivo de espécies vegetais, passeios, jardins, paisagismo, bancos, postes ornamentais e estacionamento.
imagem
Praça Ibrahim Hanna Barchin -Localizada no bairro Gaivota possui 05 boxes de artesanato em geral em madeira, costura criativa, crochê, mandala, filtro dos sonhos, conchas e biscuit. Funciona aos finais de semana das 15h às 22h e na temporada todos os dias das 15h às 22h. A praça possui um calçadão com ciclovia, quadra de futebol de salão, quadra de 21 (pequena quadra de basquete), playground e quadra de bocha.

Roteiro dos Monumentos

Descritivo: Todos os monumentos distribuídos ao longo da cidade se encontram em locais públicos e de fácil acesso a população. Não havendo a necessidade de agendamento prévio ou pagamento de taxa, exceto o Monumento Anchieta e o Curumim localizado no Museu Conceição de Itanhaém.
Roteiro: Portal, Monumento ao Trabalhador, Monumento Harry Forssell, Monumento a José de Anchieta, Monumento Anchieta e o Curumim, Monumento Martim Afonso de Sousa, Monumento a Totó Mendes, Monumento Martim Afonso de Sousa, Monumento Pelourinho, Monumento a Benedicto Calixto, Monumento Cruz Comemorativa, Monumento Zeca Poitena, Monumento Paulo Leandro de Lima, Monumento #Itanhaém Boca da Barra, Monumento Francisco de Assis, Monumento Mulheres de Areia, Monumento #Itanhaém Gruta.

imagem
Portal Turístico -Localizado na Avenida Jaime de Castro no bairro do Satélite, a obra tem linhas arquitetônicas inspiradas no Convento de Nossa Senhora da Conceição. O projeto para a construção do Portal Turístico foi definido em um concurso realizado em 2014, com comissão julgadora formada pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e entidades do setor. O autor do projeto foi Sidnei Castro Bragante.
imagem monumento trabalhador
Monumento ao trabalhador - O monumento ao Trabalhador foi ali instalado tendo a Vila Operária como fundo. A hoje existe a Praça 1 de maio na Vila São Paulo foi um bairro formado por trabalhadores da antiga FEPASA e alguns funcionários públicos.
image
Harry Forssell - Homenageia o esportista Itanhaense Harry Forssell, nadador que em 1932 defendeu o Brasil na Olimpíada de Los Angeles nos EUA.
image
Monumento a José de Anchieta - Apóstolo do Brasil’, ‘fundador da cidade de São Paulo’, evangelizador, professor, poeta e agora santificado pelo Papa Bento XVI. O Padre viveu em Itanhaém por muitos anos no século XVI. A escultura é do artista Luiz Morrone (1906-1998), datada de 1956 retrata a figura sacra de José de Anchieta, sendo monumento muito visitado por turistas e peregrinos. O dia 9 de junho é feriado municipal, Dia de Anchieta. A obra, feita em ferro fundido, faz parte da história recente da cidade.
Monumento Anchieta e o Curumim - A escultura ‘Anchieta e o Curumim’, de gesso, esculpida na década de 50 pelo escultor Elvio Lemmi integra o acervo do Museu Conceição de Itanhaém.
Monumento Martim Afonso de Sousa - O Monumento a Martim Afonso de Sousa, suposto fundador da “Vila de Nossa Senhora da Conceição” está instalado na Praça Carlos Botelho e ficou em evidência no processo de reforma. Não temos informação sobre o autor da obra, mas nele lê-se a inscrição: P.GEPMI Areia do Mar, datado de 05/05/82. O monumento já passou por várias pinturas, mas mantém hoje sua cor original.
image
Monumento a Totó Mendes – foi prefeito de Itanhaém de 1915 a 1924. Um homem apaixonado pela literatura e pelo jornalismo. Em 1915, editou e publicou o primeiro jornal da cidade, além de criar cânticos e músicas sacras.
image
Monumento Pelourinho - O pelourinho (1561) é o marco da fase da colonização, tempo que a vila de Nossa Senhora da Conceição havia se tornado “Cabeça de Capitania”. Alguns historiadores se referem ao pelourinho sendo da época em que o aldeamento havia ganhado o status de “vila”, pois para tanto, tinha que ter presentes uma igreja, uma cadeia, pelourinho ou forca. Está localizado no Convento Nossa Senhora da Conceição.
image
Monumento a Benedicto Calixto - A chamada "erma" a Benedicto Calixto está colocada na praça do mesmo nome, o local de origem. Considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX, Benedicto Calixto de Jesus nasceu em 14 de outubro de 1853, em Itanhaém, foi colocado na praça no final da década de 1940 e ali se encontra desde sua instalação. Pintor, historiador, teatrólogo, fotógrafo e filho mais ilustre da cidade de Itanhaém. A “erma” dedicada à Benedicto Calixto tem como autor Luiz Morrone, mas não possui data de construção.
image
Monumento Cruz Comemorativa - A Cruz Comemorativa que se encontra na Praça 22 de abril, simboliza a época da fundação da cidade. Itanhaém foi fundada no dia 22 de Abril de 1532, e é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil.
image
Monumento Zeca Poitena - Nascido em 1914, Poitena sempre teve como paixão navegar pelos rios de Itanhaém. Lembrado até hoje por ser um dos principais defensores da pesca artesanal, fundou em 28 de setembro de 1950 a Colônia dos Pescadores José de Anchieta. A escultura está localizada de fronte ao rio e a Praça 22 Abril. Foi esculpido pelo artista plástico Ronaldo Lopes (Bico).
image
Monumento Paulo Leandro de Lima - Conhecido como Paulo “Pica Pau”, nasceu em 1915 em Iguape (SP), chegando a Itanhaém em 1946, quando a população local era de apenas 3 mil habitantes. Pescador profissional artesanal valia-se da piroga (pequena canoa de origem indígena) como meio de transporte. Também, através de redes e cercos de taquara, pescava às margens do Rio Itanhaém. A escultura está localizada de fronte ao rio e a Praça 22 Abril. Foi esculpido pelo artista plástico Ronaldo Lopes (Bico).
image
Monumento #Itanhaém – Os hastags Itanhaém são dois dos principais pontos para fotos do município.
Um está na Boca da Barra e o outro na praça da gruta. O Projeto foi criado por Nicolas Schukkel e desenvolvido pelas mãos do renomado artista plástico Ronaldo Lopes, o Bico.
imagem do são francisco de Assis
Francisco de Assis - Entregue ao município de Itanhaém nos anos 90, a obra representa o santo protetor dos animais, sendo parada obrigatória para todos que visitam a trilha do Sapucaitava.
image
Monumento Mulheres de Areia - Localizado na Praia dos Pescadores, foi uma homenagem à primeira versão da novela Mulheres de Areia de Ivani Ribeiro, foi produzida pela extinta Rede Tupi e exibida entre 26 de março de 1973 a 5 de fevereiro de 1974. A primeira estátua ali colocada foi obra do artista Serafim Gonzáles, era a imagem utilizada pela TV Tupi na abertura da novela. O monumento é um marco das gravações da novela na cidade que foi gravado durante uma época em que ascendia a teledramaturgia brasileira e cuja montagem contou com a participação da atriz Eva Wilma em excelente atuação, em dois papéis ao mesmo tempo – as gêmeas Rute e Raquel.

Roteiro dos Espaços Culturais

Descritivo: São espaços ativos e vivos que pulsam cultura e história com programações variadas, como teatros, cinemas, festas temáticas, exposições de artes plásticas, palestras e cursos diversos.
Roteiro: Anfiteatro Eva Wilma, Museu Conceição de Itanhaém, Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi e Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim.

imagem do anfiteatro
Anfiteatro Eva Wilma - está localizado na avenida Condessa de Vimieiros, 1131, no centro. A obra foi edificada numa área de 1.260,45 m² e tem auditório para acomodar 516 pessoas sentadas, amplo palco, espaço de bastidores, estacionamento e adequações de acessibilidade.
imagem
Museu Conceição de Itanhaém -Localizada no Centro Histórico, a antiga Casa de Câmara e Cadeia passou a abrigar o Museu Conceição de Itanhaém em 22 de abril de 2010. No local, diversos documentos, fotos e demais registros estão em exposição, contando o caminho de uma das cidades que faz parte da formação cultural e histórica do Brasil. Destaque para a carta de batismo do Padre José de Anchieta e o livro “Vila de Itanhaém”, escrito por Benedicto Calixto.
image
Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo – Inaugurado em 5 de agosto de 1896, por várias décadas, serviu como um autêntico reduto cultural, reunindo um acervo valioso e diversas atividades ligadas às artes e a cultura em geral. Com o tempo o local foi demolido, e somente em 2011, a Prefeitura resgatou a memória do antigo monumento, concluindo a construção de uma réplica do prédio no mesmo local do original.
image
Pinacoteca Municipal - – Localizada na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico, era o local onde viveu Benedicto Calixto de Jesus, famoso pintor nascido em Itanhaém. A antiga casa foi demolida em 1960 e dois pavimentos foram construídos para abrigar um espaço cultural. A Pinacoteca foi inaugurada em 22 de abril de 2017, oferece ao público conhecimento e estímulo às artes visuais, como por exemplo, exposições, oficinas voltadas às artes plásticas e produção artística, além de salvaguardar o acervo do Município como os quadros de Bernardino de Souza Pereira, retrato de Carlos Botelho e um do ex- governador do Estado Laudo Natel. A Pinacoteca é um ambiente climatizado e com acessibilidade. Dias e Horários de funcionamento: De Ter. a Sex. das 09h as 17h. Sáb. e Dom. das 11h as 17h.
imagem da biblioteca
Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim - A Biblioteca Municipal dedicou seu nome ao poeta Paulo Bomfim, desde meados de 1970. Foi fundada em 14 de dezembro de 1964 e, após várias mudanças, ganhou sede própria no dia 22 de abril de 1999, ocupando hoje o prédio onde funcionava até 1997 a Prefeitura. Os objetivos do espaço são o suporte às atividades pedagógicas, a assistência para pesquisas e projetos desenvolvidos pelo município e a organização e preservação de registros históricos. O acervo é composto de livros, folhetos, mapas, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas, livros adaptados para deficientes visuais e audiobook. A coleção de livros conta com aproximadamente 50.000 volumes, grande parte adquiridos através de doações de intelectuais brasileiros, entre eles o patrono, poeta Paulo Bomfim. Além disso, o espaço também serve de palco para pequenos eventos literários e culturais. Localizado na Rua Cunha Moreira, 71 - Centro. Dias e Horários de funcionamento: De Seg. a Sex. das 08h as 17h. (Sáb. e Dom. Fechado).