Roteiros Históricos

Roteiro Centro Histórico

Descritivo: Itanhaém é a 2ª cidade mais antiga do Brasil. Foi fundada em 22 de abril de 1532, uma cidade de grande importância histórica e cultural, pois oferece ao munícipe e ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retratam de forma fiel a sua história.
Roteiro: Praça Narciso de Andrade, Igreja Matriz de Sant’Anna, Monumento José de Anchieta, Museu Conceição de Itanhaém, Biblioteca Municipal, Praça Ernesto Zwarg, Pinacoteca Municipal, Praça Carlos Botelho, Casario Colonial, Beco de Sant’Anna, Monumento Martin Afonso de Souza, Convento Nossa Senhora da Conceição, Gabinete de Leitura e Antiga Estação Ferroviária.
Ponto de Saída: Praça Narciso de Andrade - Praça Carlos Botelho, 201 – Centro.
Ponto de Chegada: Antiga Estação Ferroviária - Rua Cesário Bastos, 1 – Centro.
Tempo Médio: 1h: 30min a pé ou de bicicleta
Distância: 500 metros
Grau de dificuldade: Fácil

imagem
Praça Narciso de Andrade - A Praça Narciso de Andrade, ou Centro Histórico, ou ainda Vila, já formava seu desenho desde os primórdios da colonização quando era protegida por uma paliçada e já era composta pelos prédios históricos, a Casa de Câmara e Cadeia e a Igreja Matriz de Sant'Anna.
imagem
Igreja Matriz de Sant’Anna – Também localizada no Centro Histórico, foi construída em meados de 1645, mantendo o estilo da época: o colonial. Nela, são abrigados altares do período barroco e importantes exemplares da arte sacra paulista. Uma das obras presentes na decoração é denominada “O Cristo”, do célebre pintor itanhaense Benedito Calixto.

Centro Histórico - Itanhaém é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532. É chamado de Centro Histórico o conjunto de prédios coloniais do século XVI que outrora formavam a "paliçada”, composto pelo Convento Nossa Senhora da Conceição, Casa de Câmara e Cadeia, Igreja Matriz de Sant'Anna, Casario e Beco de Sant'Anna e o Largo São Francisco que posteriormente deu lugar à Praça Carlos Botelho em frente ao Casario, local onde, presume-se, estava inicialmente erguido o Pelourinho.
imagem
Monumento José de Anchieta -Apóstolo do Brasil’, ‘fundador da cidade de São Paulo’, evangelizador, professor, poeta e agora santificado pelo Papa Bento XVI. O Padre viveu em Itanhaém por muitos anos no século XVI. A escultura é do artista Luiz Morrone (1906-1998), datada de 1956 retrata a figura sacra de José de Anchieta, sendo monumento muito visitado por turistas e peregrinos. O dia 9 de junho é feriado municipal, Dia de Anchieta. A obra, feita em ferro fundido, faz parte da história recente da cidade. Localizado no Centro Histórico de Itanhaém.
imagem
Museu Conceição de Itanhaém - A antiga Casa de Câmara e Cadeia passou a abrigar o Museu Conceição de Itanhaém em 22 de abril de 2010. No local, diversos documentos, fotos e demais registros estão em exposição, contando o caminho de uma das cidades que faz parte da formação cultural e histórica do Brasil. Destaque para a carta de batismo do Padre José de Anchieta e o livro “Vila de Itanhaém”, escrito por Benedicto Calixto.

Casa de Câmara e Cadeia - Durante o período em que Itanhaém foi "Cabeça de Capitania" (1624 a 1819) o prédio já é descrito pelos historiadores; supõe-se que sua construção tenha se dado em 1561, quando da elevação à categoria de Vila, pois os prédios obrigatórios para que isso ocorresse eram a igreja, um pelourinho ou forca e a casa de câmara e cadeia. Em seu interior podem ser encontradas duas portas das celas e as quatro grades das janelas que ainda são originais do prédio e que provavelmente vieram de Portugal. Em 1829 a Casa de Câmara e Cadeia sofreu uma reforma onde foi agregada ao andar superior do prédio a primeira Câmara Municipal do Brasil, que funcionou ativa até 1964.
imagem
Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim -A Biblioteca Municipal dedicou seu nome ao poeta Paulo Bomfim, desde meados de 1970. Foi fundada em 14 de dezembro de 1964 e, após várias mudanças, ganhou sede própria no dia 22 de abril de 1999, ocupando hoje o prédio onde funcionava até 1997 a Prefeitura. Os objetivos do espaço são o suporte às atividades pedagógicas, a assistência para pesquisas e projetos desenvolvidos pelo município e a organização e preservação de registros históricos. O acervo é composto de livros, folhetos, mapas, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas, livros adaptados para deficientes visuais e audiobook. A coleção de livros conta com aproximadamente 50.000 volumes, grande parte adquiridos através de doações de intelectuais brasileiros, entre eles o patrono, poeta Paulo Bomfim. Localizada na Rua Cunha Moreira, 71 - Centro.
imagem
Praça Ernesto Zwarg -Localizada no Centro, ao lado da Praça Narciso de Andrade, a praça é uma homenagem ao grande ambientalista Ernesto Zwarg, possui um palco para apresentações artísticas e culturais. A sua volta ficam construções históricas tombadas pelo Condephaat.
imagem
Pinacoteca Municipal -Localizada na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico, era o local onde viveu Benedicto Calixto de Jesus, famoso pintor nascido em Itanhaém. A antiga casa foi demolida em 1960 e dois pavimentos foram construídos para abrigar um espaço cultural. A Pinacoteca foi inaugurada em 22 de abril de 2017, oferece ao público conhecimento e estímulo às artes visuais, como por exemplo, exposições, oficinas voltadas às artes plásticas e produção artística, além de salvaguardar o acervo do Município como os quadros de Bernardino de Souza Pereira, retrato de Carlos Botelho e um do ex- governador do Estado Laudo Natel. A Pinacoteca é um ambiente climatizado e com acessibilidade.
imagem
Casario Colonial -– Localizado na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico, é um conjunto de casas onde já residiu Benedicto Calixto e hoje abriga estabelecimentos comerciais. A fachada, em estilo colonial, já foi retratada nas obras de Volpi, Emídio de Souza, Calixto e vários outros artistas e se mantêm preservadas pela Lei do Entorno, sendo também tombadas.
imagem
Beco de Sant’Anna -Localizado na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico, o Beco existe desde a época da colonização, era o ponto de chegada, dentro das cercanias da urbe, dos que procediam à travessia do rio. O Beco sofreu uma reforma há alguns anos atrás, ordenando as casas comerciais ali instaladas, revitalizando o local com lojas comerciais diversificadas. As fachadas se mantêm preservadas pela Lei do Entorno, com o tombamento do Centro Histórico pelo CONDEPHAAT.
imagem
Monumento Martin Afonso de Souza -– O Busto Martim Afonso de Sousa, suposto fundador da “Vila de Nossa Senhora da Conceição” está instalado na Praça Carlos Botelho e ficou em evidência no processo de reforma. Não temos informação sobre o autor da obra, mas nele lê-se a inscrição: P.GEPMI Areia do Mar, datado de 05/05/82. O monumento já passou por várias pinturas, mas mantém hoje sua cor original.
imagem
Convento Nossa Senhora da Conceição - Localizado no alto do morro do Itaguaçu, no centro da cidade, teve sua origem de uma pequena ermida de barro. Sua construção é no estilo Colonial Barroco do século XVI e XVII e se iniciou por volta de 1639 sendo o registro vivo de um período da história do País e um dos bens mais representativos da memória da América. O Convento é a mais antiga construção do município, bem como a primeira capela erguida no Brasil em louvor a então padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição. Em seu interior podem ser encontradas as quatro imagens dos santos do pau-oco, a pia batismal, uma cela (quarto) onde viviam as freiras e franciscanos que habitavam o convento entre outras atrações. Após 1752 o acesso ao convento que antes era feito por uma grande escada de 83 degraus que era fixada nas pedras do morro, íngremes e perigosas, deu lugar a uma rampa de 25 metros formando os "arcos do Convento”, construção feita pelo Frei Antonio de S. Tomás. O Convento de Nossa Senhora de Conceição é uma das primeiras igrejas a serem construídas no Brasil, teve seu tombamento pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Arquitetônico Nacional) em 1942 e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1975.
imagem
Gabinete de Leitura -– Inaugurado em 5 de agosto de 1896, por várias décadas, serviu como um autêntico reduto cultural, reunindo um acervo valioso e diversas atividades ligadas às artes e a cultura em geral. Com o tempo o local foi demolido, e somente em 2011, a Prefeitura resgatou a memória do antigo monumento, concluindo a construção de uma réplica do prédio no mesmo local do original. Localizado na Rua Praça Carlos Botelho, 149 – Centro.
imagem
Antiga Estação Ferroviária -– Inaugurada em 1913, a estação de Itanhaém foi construída pela Southern São Paulo Railway. A Estação da antiga FEPASA conserva para a história local a presença do que o caiçara chamaria de "progresso" na época dos anos 1920-1930. Em 1927 a ferrovia passou para o controle da Sorocabana, que fez para ela um novo prédio em 1956. Até meados dos anos 40, a estrada de ferro constituía o melhor meio de acesso ao município. Localizada na Rua Cesário Bastos, 1 – Centro.

Roteiro Gruta e Região

Descritivo: Reunindo beleza natural, história e fé, o entorno da Gruta Nossa Senhora de Lourdes possui diversos atrativos turísticos e é a região que mais recebe turistas na cidade. A região também ficou conhecida por ter sido escolhida como lugar de repouso e inspiração de São José de Anchieta durante sua estadia na cidade.
Roteiro: Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Passarela, Cama de Anchieta, Painel de Anchieta, Morro do Paranambuco, Portal Místico e Pocinho de Anchieta.
Ponto de Saída: Gruta Nossa Senhora de Lourdes - Rua da Enseada, 3 – Praia dos Sonhos.
Ponto de Chegada: Pocinho de Anchieta - Av. Dr. Edson Batista de Andrade, 122 – Cibratel 1.
Tempo Médio: 1h: 30min a pé ou de bicicleta | 1h de carro ou moto
Distância: 1 km
Grau de dificuldade: Fácil

imagem
Gruta Nossa Senhora de Lourdes -Localizada entre as praias do Sonho e do Cibratel, na praia da Gruta, é totalmente artificial, feita com um material parecido com fibra de vidro. Este monumento foi construído por iniciativa particular na década de 60, em dedicação a Nossa Senhora de Lourdes, devido à graça que uma antiga moradora alcançou. A Gruta que hoje se vê no local já não é mais a original, tendo sido substituída, recebendo gramado e mureta, cuidados com o local onde se reúnem os fiéis todos os dias 11 de cada mês para celebração de missa. Local de turismo religioso, conta com imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete.
imagem
Passarela -Construída por meio de Convênio com a Fundação Pró Beatificação de José de Anchieta, das Ilhas Canárias, a passarela de 220 metros tem seu início na Gruta Nossa Senhora de Lourdes e conduz à Cama de Anchieta, com belíssimo visual do oceano, do Morro do Paranambuco, Pedras da Esfinge e Costão Rochoso da Praia das Conchas. A passarela, que favoreceu o acesso de pessoas com mobilidade reduzida a esse importante ponto turístico, é construída em madeira, está bem conservada e a passagem é livre. Localizada na Rua da Enseada, 6 - Praia dos Sonhos.
imagem
Cama de Anchieta -– Formação rochosa no costão da Praia do Sonho, onde supõe-se que o beato José de Anchieta passava algumas horas a meditar, criar poemas e orar à Virgem da Conceição. Pode ser acessada pela passarela (trajeto mais fácil e seguro) ou através das pedras. Localizada na Rua da Enseada, 6 - Praia dos Sonhos.
imagem
Painel de Anchieta -– No dia 24 de abril de 2009, os Painéis de Anchieta foram inaugurados nos reservatórios de água localizados no alto do Morro do Paranambuco, entre as praias do Sonho e Cibratel. Foram desenhadas nos reservatórios d’água do Morro imagens que contam a história de José de Anchieta em Itanhaém. O escritor, o poeta, o catequizador e aquele que viveu em completa harmonia com os animais. A obra foi produzida com pastilhas de vidro com autoria da artista plástica Ana Levina e foi desenvolvida para compor um cenário junto à Cama de Anchieta e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, dois pontos turísticos e religiosos de Itanhaém.
imagem
Morro do Paranambuco -O morro teve seu desbastamento a partir de 1960, levando ao surgimento das duas grandes rochas chamadas "Portal Místico". Segundo místicos e esotéricos há muita energia positiva irradiando das pedras e ao passar entre elas a pessoa vai deixar para trás as energias negativas e sairá dali com as energias renovadas e purificadas. Há rua asfaltada para acesso de carro ou pode-se também acessar por trilha que vem originária da Praia da Gruta. Visual único pode-se observar as Praias do Sonho e Cibratel com belíssimo visual, vista ampla da cidade, serras e oceano, além das Ilhas Queimadas Grande e Pequena. No reservatório de água que existe no local foram feitos os Painéis de Anchieta, obra confeccionada com pastilhas de vidro e que mostram um pouco da passagem do beato pela cidade.
imagem
Portal Místico -– O Portal Místico é um pequeno conjunto geológico que hoje está exposto devido ao desbastamento do Morro de Paranambuco. Trata-se de formação rochosa que os místicos alegam ser um portal energético. Localizado no alto do Morro do Paranambuco.
imagem
Pocinho de Anchieta -Trata-se de um grande círculo de pedras formado, conta a lenda, pelos índios sob orientação do beato José de Anchieta, de forma a aprisionar os peixes na época do inverno, tornando mais fácil a captura. Há fotos antigas que demonstram muito bem a formação, o semicírculo de pedras, numa profundidade (altura estimada) de quase 1,50/1,80 metro, o que reforça a tese de que fora realmente construído para algum propósito. Localizado no início da Praia do Cibratel I.

Roteiro Pocinho de Anchieta ao Centro Histórico

Descritivo: Conhecida principalmente por sua história e belezas naturais, Itanhaém tem cerca de 26 quilômetros de praias, costões rochosos, rios, monumentos históricos e diversos pontos turísticos. Este roteiro oferece ao munícipe e ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que são cartões de visitas da cidade.
Roteiro: Pocinho de Anchieta, Morro do Paranambuco, Portal Místico, Painel de Anchieta, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Passarela, Cama de Anchieta, Praça Narciso de Andrade, Igreja Matriz de Sant’Anna, Monumento José de Anchieta, Museu Conceição de Itanhaém, Biblioteca Municipal, Praça Ernesto Zwarg, Pinacoteca Municipal, Praça Carlos Botelho, Beco de Sant’Anna, Casario Colonial, Monumento Marin Afonso de Souza, Convento Nossa Senhora da Conceição, Gabinete de Leitura, e Antiga Estação Ferroviária.
Ponto de Saída: Pocinho de Anchieta - Av. Dr. Edson Batista de Andrade, 122 – Cibratel 1.
Ponto de Chegada: Antiga Estação Ferroviária – Rua Dr. Cesário Bastos, 1 – Centro.
Tempo Médio: 4h a pé | 2h de bicicleta | 2h :30min de moto ou carro
Distância: 4 km
Grau de dificuldade: Fácil

imagem
Pocinho de Anchieta -Trata-se de um grande círculo de pedras formado, conta a lenda, pelos índios sob orientação do beato José de Anchieta, de forma a aprisionar os peixes na época do inverno, tornando mais fácil a captura. Há fotos antigas que demonstram muito bem a formação, o semicírculo de pedras, numa profundidade (altura estimada) de quase 1,50/1,80 metro, o que reforça a tese de que fora realmente construído para algum propósito. Localizado no início da Praia do Cibratel I.
imagem
Morro do Paranambuco -O morro teve seu desbastamento a partir de 1960, levando ao surgimento das duas grandes rochas chamadas "Portal Místico". Segundo místicos e esotéricos há muita energia positiva irradiando das pedras e ao passar entre elas a pessoa vai deixar para trás as energias negativas e sairá dali com as energias renovadas e purificadas. Há rua asfaltada para acesso de carro ou pode-se também acessar por trilha que vem originária da Praia da Gruta. Visual único pode-se observar as Praias do Sonho e Cibratel com belíssimo visual, vista ampla da cidade, serras e oceano, além das Ilhas Queimadas Grande e Pequena. No reservatório de água que existe no local foram feitos os Painéis de Anchieta, obra confeccionada com pastilhas de vidro e que mostram um pouco da passagem do beato pela cidade.
imagem
Portal Místico -O Portal Místico é um pequeno conjunto geológico que hoje está exposto devido ao desbastamento do Morro de Paranambuco. Trata-se de formação rochosa que os místicos alegam ser um portal energético. Localizado no alto do Morro do Paranambuco.
imagem
Painel de Anchieta -No dia 24 de abril de 2009, os Painéis de Anchieta foram inaugurados nos reservatórios de água localizados no alto do Morro do Paranambuco, entre as praias do Sonho e Cibratel. Foram desenhadas nos reservatórios d’água do Morro imagens que contam a história de José de Anchieta em Itanhaém. O escritor, o poeta, o catequizador e aquele que viveu em completa harmonia com os animais. A obra foi produzida com pastilhas de vidro com autoria da artista plástica Ana Levina e foi desenvolvida para compor um cenário junto à Cama de Anchieta e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, dois pontos turísticos e religiosos de Itanhaém.
imagem
Gruta Nossa Senhora de Lourdes -Localizada entre as praias do Sonho e do Cibratel, na praia da Gruta, é totalmente artificial, feita com um material parecido com fibra de vidro. Este monumento foi construído por iniciativa particular na década de 60, em dedicação a Nossa Senhora de Lourdes, devido à graça que uma antiga moradora alcançou. A Gruta que hoje se vê no local já não é mais a original, tendo sido substituída, recebendo gramado e mureta, cuidados com o local onde se reúnem os fiéis todos os dias 11 de cada mês para celebração de missa. Local de turismo religioso, conta com imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete.
imagem
Passarela -Construída por meio de Convênio com a Fundação Pró Beatificação de José de Anchieta, das Ilhas Canárias, a passarela de 220 metros tem seu início na Gruta Nossa Senhora de Lourdes e conduz à Cama de Anchieta, com belíssimo visual do oceano, do Morro do Paranambuco, Pedras da Esfinge e Costão Rochoso da Praia das Conchas. A passarela, que favoreceu o acesso de pessoas com mobilidade reduzida a esse importante ponto turístico, é construída em madeira, está bem conservada e a passagem é livre. Localizada na Rua da Enseada, 6 - Praia dos Sonhos.
imagem
Cama de Anchieta -– Formação rochosa no costão da Praia do Sonho, onde supõe-se que o beato José de Anchieta passava algumas horas a meditar, criar poemas e orar à Virgem da Conceição. Pode ser acessada pela passarela (trajeto mais fácil e seguro) ou através das pedras. Localizada na Rua da Enseada, 6 - Praia dos Sonhos.
imagem
Praça Narciso de Andrade – A Praça Narciso de Andrade, ou Centro Histórico, ou ainda Vila, já formava seu desenho desde os primórdios da colonização quando era protegida por uma paliçada e já era composta pelos prédios históricos, a Casa de Câmara e Cadeia e a Igreja Matriz de Sant'Anna.
imagem
Igreja Matriz de Sant’Anna – Também localizada no Centro Histórico, foi construída em meados de 1645, mantendo o estilo da época: o colonial. Nela, são abrigados altares do período barroco e importantes exemplares da arte sacra paulista. Uma das obras presentes na decoração é denominada “O Cristo”, do célebre pintor itanhaense Benedito Calixto.

Centro Histórico - Itanhaém é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532. É chamado de Centro Histórico o conjunto de prédios coloniais do século XVI que outrora formavam a "paliçada”, composto pelo Convento Nossa Senhora da Conceição, Casa de Câmara e Cadeia, Igreja Matriz de Sant'Anna, Casario e Beco de Sant'Anna e o Largo São Francisco que posteriormente deu lugar à Praça Carlos Botelho em frente ao Casario, local onde, presume-se, estava inicialmente erguido o Pelourinho.
imagem
Monumento José de Anchieta -Apóstolo do Brasil’, ‘fundador da cidade de São Paulo’, evangelizador, professor, poeta e agora santificado pelo Papa Bento XVI. O Padre viveu em Itanhaém por muitos anos no século XVI. A escultura é do artista Luiz Morrone (1906-1998), datada de 1956 retrata a figura sacra de José de Anchieta, sendo monumento muito visitado por turistas e peregrinos. O dia 9 de junho é feriado municipal, Dia de Anchieta. A obra, feita em ferro fundido, faz parte da história recente da cidade. Localizado no Centro Histórico de Itanhaém.
imagem
Museu Conceição de Itanhaém - A antiga Casa de Câmara e Cadeia passou a abrigar o Museu Conceição de Itanhaém em 22 de abril de 2010. No local, diversos documentos, fotos e demais registros estão em exposição, contando o caminho de uma das cidades que faz parte da formação cultural e histórica do Brasil. Destaque para a carta de batismo do Padre José de Anchieta e o livro “Vila de Itanhaém”, escrito por Benedicto Calixto.

Casa de Câmara e Cadeia - Durante o período em que Itanhaém foi "Cabeça de Capitania" (1624 a 1819) o prédio já é descrito pelos historiadores; supõe-se que sua construção tenha se dado em 1561, quando da elevação à categoria de Vila, pois os prédios obrigatórios para que isso ocorresse eram a igreja, um pelourinho ou forca e a casa de câmara e cadeia. Em seu interior podem ser encontradas duas portas das celas e as quatro grades das janelas que ainda são originais do prédio e que provavelmente vieram de Portugal. Em 1829 a Casa de Câmara e Cadeia sofreu uma reforma onde foi agregada ao andar superior do prédio a primeira Câmara Municipal do Brasil, que funcionou ativa até 1964.
imagem
Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim -A Biblioteca Municipal dedicou seu nome ao poeta Paulo Bomfim, desde meados de 1970. Foi fundada em 14 de dezembro de 1964 e, após várias mudanças, ganhou sede própria no dia 22 de abril de 1999, ocupando hoje o prédio onde funcionava até 1997 a Prefeitura. Os objetivos do espaço são o suporte às atividades pedagógicas, a assistência para pesquisas e projetos desenvolvidos pelo município e a organização e preservação de registros históricos. O acervo é composto de livros, folhetos, mapas, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas, livros adaptados para deficientes visuais e audiobook. A coleção de livros conta com aproximadamente 50.000 volumes, grande parte adquiridos através de doações de intelectuais brasileiros, entre eles o patrono, poeta Paulo Bomfim. Localizada na Rua Cunha Moreira, 71 - Centro.
imagem
Praça Ernesto Zwarg -Localizada no Centro, ao lado da Praça Narciso de Andrade, a praça é uma homenagem ao grande ambientalista Ernesto Zwarg, possui um palco para apresentações artísticas e culturais. A sua volta ficam construções históricas tombadas pelo Condephaat.
imagem
Pinacoteca Municipal -Localizada na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico, era o local onde viveu Benedicto Calixto de Jesus, famoso pintor nascido em Itanhaém. A antiga casa foi demolida em 1960 e dois pavimentos foram construídos para abrigar um espaço cultural. A Pinacoteca foi inaugurada em 22 de abril de 2017, oferece ao público conhecimento e estímulo às artes visuais, como por exemplo, exposições, oficinas voltadas às artes plásticas e produção artística, além de salvaguardar o acervo do Município como os quadros de Bernardino de Souza Pereira, retrato de Carlos Botelho e um do ex- governador do Estado Laudo Natel. A Pinacoteca é um ambiente climatizado e com acessibilidade.
imagem
Beco de Sant’Anna -Localizado na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico, o Beco existe desde a época da colonização, era o ponto de chegada, dentro das cercanias da urbe, dos que procediam à travessia do rio. O Beco sofreu uma reforma há alguns anos atrás, ordenando as casas comerciais ali instaladas, revitalizando o local com lojas comerciais diversificadas. As fachadas se mantêm preservadas pela Lei do Entorno, com o tombamento do Centro Histórico pelo CONDEPHAAT.
imagem
Casario Colonial -– Localizado na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico, é um conjunto de casas onde já residiu Benedicto Calixto e hoje abriga estabelecimentos comerciais. A fachada, em estilo colonial, já foi retratada nas obras de Volpi, Emídio de Souza, Calixto e vários outros artistas e se mantêm preservadas pela Lei do Entorno, sendo também tombadas.
imagem
Monumento Martin Afonso de Souza -– O Busto Martim Afonso de Sousa, suposto fundador da “Vila de Nossa Senhora da Conceição” está instalado na Praça Carlos Botelho e ficou em evidência no processo de reforma. Não temos informação sobre o autor da obra, mas nele lê-se a inscrição: P.GEPMI Areia do Mar, datado de 05/05/82. O monumento já passou por várias pinturas, mas mantém hoje sua cor original.
imagem
Convento Nossa Senhora da Conceição - Localizado no alto do morro do Itaguaçu, no centro da cidade, teve sua origem de uma pequena ermida de barro. Sua construção é no estilo Colonial Barroco do século XVI e XVII e se iniciou por volta de 1639 sendo o registro vivo de um período da história do País e um dos bens mais representativos da memória da América. O Convento é a mais antiga construção do município, bem como a primeira capela erguida no Brasil em louvor a então padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição. Em seu interior podem ser encontradas as quatro imagens dos santos do pau-oco, a pia batismal, uma cela (quarto) onde viviam as freiras e franciscanos que habitavam o convento entre outras atrações. Após 1752 o acesso ao convento que antes era feito por uma grande escada de 83 degraus que era fixada nas pedras do morro, íngremes e perigosas, deu lugar a uma rampa de 25 metros formando os "arcos do Convento”, construção feita pelo Frei Antonio de S. Tomás. O Convento de Nossa Senhora de Conceição é uma das primeiras igrejas a serem construídas no Brasil, teve seu tombamento pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Arquitetônico Nacional) em 1942 e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1975.
imagem
Gabinete de Leitura -– Inaugurado em 5 de agosto de 1896, por várias décadas, serviu como um autêntico reduto cultural, reunindo um acervo valioso e diversas atividades ligadas às artes e a cultura em geral. Com o tempo o local foi demolido, e somente em 2011, a Prefeitura resgatou a memória do antigo monumento, concluindo a construção de uma réplica do prédio no mesmo local do original. Localizado na Rua Praça Carlos Botelho, 149 – Centro.
imagem
Antiga Estação Ferroviária -– Inaugurada em 1913, a estação de Itanhaém foi construída pela Southern São Paulo Railway. A Estação da antiga FEPASA conserva para a história local a presença do que o caiçara chamaria de "progresso" na época dos anos 1920-1930. Em 1927 a ferrovia passou para o controle da Sorocabana, que fez para ela um novo prédio em 1956. Até meados dos anos 40, a estrada de ferro constituía o melhor meio de acesso ao município. Localizada na Rua Cesário Bastos, 1 – Centro.