Observação de aves

image
Papagaio da Cara Roxa - Endêmico da Floresta Atlântica, ele habita numa estreita faixa litorânea de aproximadamente 285 km entre o extremo norte de Santa Catarina e o sul de São Paulo. A cidade de Itanhaém possui o último dormitório (ao norte) da população do Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) e é o melhor local para fazer seu registro! A região abriga um mosaico de diferentes ecossistemas, nos quais são encontradas, além do Papagaio-de-cara-roxa, várias espécies como o Pica-pau-rei (Campephilus robustus), Macuru-de-barriga-castanha (Notharchus swainsoni) e Caburé (Glaucidium brasilianum), dentre outros. Também são facilmente observadas diversas espécies de saíras, tucanos, beija-flores, surucuás, choquinhas, maçaricos, saracuras, dentre outros. Agências locais realizam roteiros com guias especializados.
image
Área urbana restinga - Excelente para iniciantes que queiram praticar a observação de pássaros. A atividade aproxima o ser humano da natureza, desperta o espírito aventureiro e exercita a capacidade de concentração e paciência. São locais de fácil acesso e de área urbana e praias com corredores ecológicos de Jundú e Mata de Restinga, onde podem ser encontrados mais de 50 espécies como o Príncipe (Pyrocephalus rubinus), Gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis), Gavião-carijó (Rupornis magnirostris), Sanã-parda (Laterallus melanophaius), Maria-faceira (Syrigma sibilatrix), Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), Carão (Aramus guaraúna), Jaçanã (Jacana jacana), dentre outros. Também são facilmente observadas diversas espécies de Sabiás e Pica-paus. Agências locais realizam roteiros com guias especializados.
image
Restinga e Mata de Encosta - Aos apaixonados pela natureza, venham desfrutar das belezas da Mata Atlântica e realizar lindos registros. Excelente oportunidade para adquirir experiências de reconexão com a natureza. São mais de 220 espécies catalogadas em uma região com mata de restinga, mata de encosta, riachos e montanhas, onde podem ser encontrados várias espécies como o Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), Rendeira (Manacus manacus), Sanã-parda (Laterallus melanophaius), Acauã (Herpetotheres cachinnans), Inambuguaçu (Cypturellus obsoletus), Murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana), Gaturamo (Euphonia violacea), Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavenscens), dentre outros. Agências locais realizam roteiros com guias especializados.
image
Manguezal - Ecossistema estuarino que abrange todo o ambiente que é alimentado pelas águas salobras do encontro do Rio Itanhaém com o mar, sendo o manguezal situado nas suas margens considerado como um verdadeiro berçário da vida marinha. O manguezal é Área de Proteção Ambiental (APA) e tem uma excelente condição de conservação, servindo à fauna e outros micro-organismos essenciais à vida marinha.