Outros

image
Beco de Sant'Anna - O Beco existe desde a época da colonização, era o ponto de chegada, dentro das cercanias da urbe, dos que procediam à travessia do rio. O Beco sofreu uma reforma há alguns anos atrás, ordenando as casas comerciais ali instaladas, revitalizando o local com lojas comerciais diversificadas. As fachadas se mantêm preservadas pela Lei do Entorno, com o tombamento do Centro Histórico pelo CONDEPHAAT.
image
Casario Colonial - O Casario, situado na Praça Carlos Botelho, é um conjunto de casas onde já residiu Benedicto Calixto e hoje abriga estabelecimentos comerciais. A fachada, em estilo colonial, já foi retratada nas obras de Volpi, Emídio de Souza, Calixto e vários outros artistas e se mantêm preservadas pela Lei do Entorno, sendo também tombadas.
image
Antiga Estação Ferroviária - Inaugurada em 1913, a estação de Itanhaém foi construída pela Southern São Paulo Railway. A Estação da antiga FEPASA conserva para a história local a presença do que o caiçara chamaria de "progresso" na época dos anos 1920-1930. Em 1927 a ferrovia passou para o controle da Sorocabana, que fez para ela um novo prédio em 1956. Até meados dos anos 40, a estrada de ferro constituía o melhor meio de acesso ao município.
image do portal
Portal - Obra tem linhas arquitetônicas inspiradas no Convento de Nossa Senhora da Conceição. O projeto executivo de engenharia e arquitetura para a construção do Portal Turístico, na Avenida Jaime de Castro, foi definido em um concurso realizado em 2014, com comissão julgadora formada pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e entidades. O autor do projeto foi Sidnei Castro Bragante.
image painel Parlagreco
Painel de Azulejo Francisco Parlagreco - Datado de 1955, o painel de azulejo é uma obra de grande valor para a cidade e retrata índios, jesuítas e colonizadores, em uma alusão ao período colonial do Brasil. Após contato com a Associação Paulista de Belas Artes, descobriu-se que a obra foi pintada pelo artista italiano Francisco Parlagreco (1916 – 1974), natural de Caltanisseta, na região de Sicília, Itália. O painel foi encontrado na Colônia de Férias Benedito Calixto, em um dos bairros mais antigos da cidade, o Belas Artes.
Parlagreco estudou na Escola de Artes e Ofícios do Rio Grande do Sul. Em 9 de novembro de 1944, aos 28 anos, ingressou na Associação Paulista de Belas Artes. Atuou como desenhista comercial, ilustrador de livros e pintor; além de receber diversos prêmios em salões, exposições e da Prefeitura de São Paulo. O painel foi restaurado pelo artista plástico Ronaldo Lopes (Bico).
image do painel do banco de alimentos
Painel do banco de alimentos - Logo na entrada, um mural modernista de mais de 60 anos foi restaurado, uma obra que marcava o antigo mercado. O trabalho de restauro foi do artista plástico Sérgio Tonissi.