Praias

image
Boca da Barra - É formada pelo encontro das águas do rio com o mar e fazem parte do cenário a Praia da Saudade e a Alameda Emídio de Souza, o que a torna uma das mais belas e contempladas paisagens de Itanhaém. Por não conter ondas é ideal para prática de esportes como stand up, kitesurf, wakeboard, caiaque e passeio com moto aquática. Outras opções de lazer disponíveis são o passeio de barco e de banana boat e, além disso, é considerada ótima para a pesca amadora e atrai banhistas diariamente.
imagem da praia da saudade
Praia da Saudade - Local para quem quer sossego e tranquilidade, está localizada aos pés do Morro do Sapucaitava, sendo acessada através da trilha do Sapucaitava. Trata-se de uma praia fluvial, na desembocadura do Rio Itanhaém que serve de abrigo para as gaivotas e é protegida pelas formações rochosas como a Pedra do Carioca e o costão do morro.
image
Praia da Gruta - A Praia da Gruta é uma pequena enseada que atrai diversos turistas por conta dos atrativos que estão ao redor como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Passarela e Cama de Anchieta e Morro do Paranambuco. Localizada na Rua da Enseada, 6 - Praia dos Sonhos.
image
Praia dos Pescadores – Localizada entre a foz do rio Itanhaém e a Praia dos Sonhos, a Praia dos Pescadores, ou Prainha, é famosa por ter servido de cenário para as gravações externas da novela "Mulheres de Areia", em sua primeira versão, pela TV Tupi, estrelada por Eva Wilma e Carlos Zara. Na Praia está instalado o monumento "Mulheres de Areia", marco das gravações da novela. Nesta praia ainda é possível observar os pescadores artesanais nas suas chegadas das pescarias. Trata-se também de um ótimo local para a prática de surf por ter ondas longas e perfeitas. É da Prainha que se acessa a Ilha das Cabras ou Givurá, em dias e horas em que a maré assim permite. Possui comércio de pescado na Praça Mario Bernardi aonde todas as manhãs os pescadores chegam do mar com seu pescado fresco.
image da ilha das cabras
Ilha das Cabras (ou Givurá) - A ilha no canto direito da Praia dos Pescadores é uma formação rochosa situado entre a Praia dos Pescadores e Praia dos Sonhos, onde as pessoas vão passear quando a maré baixa permite a travessia. Tem como atrativo o visual do mar aberto sendo muito fotografada pois é um dos cartões postais da cidade.
image
Praia dos Sonhos - A praia acabou adotando esse nome devido ao loteamento que foi aberto em frente a ela. Até então, a praia era conhecida como "Praia do Meio", com grande frequência da colônia japonesa que se hospedava por ali. A praia tem cerca de 800 metros de extensão e suave curvatura, iluminação noturna e é muito frequentada.
imagem do pocinho de anchieta
Pocinho de Anchieta - O local é ideal para banhos de mar com crianças e está localizado aos pés do morro do Paranambuco, canto esquerdo da Praia do Cibratel, tratando-se de um grande poço natural formado por um círculo de rochas estrategicamente colocadas. Segundo alguns historiadores, foi construído pelos índios sob orientação do beato José de Anchieta, de forma que aprisionavam os peixes na época do inverno, tornando mais fácil a captura.
imagem da praia das conchas
Praia das Conchas - A Praia das Conchas é uma pequena enseada no costão rochoso da Praia dos Sonhos, onde o mar ali deposita seus detritos naturais (conchas, caramujos, etc). Muito interessante, pois praticamente não se vê areia, só conchas.
imagem do country clube
Country Clube - É uma praia fluvial situada às margens da volta do Rio Preto. Em finais de semana ou durante os dias de verão, muitos banhistas para lá se dirigem a fim de tomar banho de rio ou para prática de esportes, pois são opções as locações de caiaques e pedalinhos. É possível ainda curtir uma boa refeição com comida típica e petiscos nos quiosques ali presentes. O Country também é ponto de parada dos barcos de turismo que vem do Rio Itanhaém.
imagem da orla de Itanhaém
Orlas – Centro, Nova Itanhaém e Suarão – Estas são padronizadas, tem traços turísticos e se apresentam como pontos mais movimentados aos fins de semana. No verão, o calor atrai pessoas para a praia, mas para os que curtem se aventurar fora do mar, as Orlas são um chamariz para a prática de atividades físicas como, por exemplo, caminhadas, passeios de bicicleta, patins e skate. São espaços muito família e é bem comum encontrar pessoas em atividades diurnas e noturnas.
imagem da praia de itanhaém
Praia de Itanhaém – Possui cerca de 10,5 km de extensão, desde a divisa de Mongaguá até o encontro com o Rio Itanhaém, ocupando toda essa porção com vários nomes diferentes sendo os principais: Praia do Tombo, Centro, Praião, Satélite, Nova Itanhaém e Suarão. Já foi tema de pintura, de Benedicto Calixto, Emídio de Souza e Alfredo Volpi. É uma praia das mais frequentadas e no verão sua porção de areia é concorrida para banhos de sol e mar, além de prática de esportes.
imagem da praia peruibe
Praia de Peruibe - A Praia de Peruíbe tem cerca de 11 km de extensão, tem este nome porque antigamente a cidade de Peruíbe era um bairro do município de Itanhaém . Começa junto ao Morro do Paranambuco, ocupando toda essa porção com vários nomes e loteamentos, sendo as principais Pocinho de Anchieta, Praias do Cibratel I, II, Pinheiros, Gaivota e Santa Cruz e assim é a praia com maior porção de areia e a de melhor balneabilidade sendo ladeada por uma avenida beira mar asfaltada.