Dados gerais

A Estância Balneária de Itanhaém possui uma área de 601,711 km², localiza-se no litoral sul do Estado de São Paulo, Região Metropolitana da Baixada Santista, fazendo divisas com os Municípios de São Paulo e São Vicente a nordeste, Juquitiba a noroeste, Pedro de Toledo a oeste, Peruíbe a sudoeste, Mongaguá a leste e Oceano Atlântico ao sul.

O município possui território total de 60.000 hectares, sendo Área de Parque, Terra Indígena e Área de Preservação Permanente com 36.000 Hectares, a Área Urbana com 21.000 Hectares e a Área de Agricultura e Pecuária com 3000 Hectares.

De acordo com o censo demográfico do IBGE de 2020, a população é de 103.102 habitantes.

A constituição geológica é de baixada, formada por Restingas, mangues e fragmentos de Jundu.

O relevo é constituído por uma planície costeira aproximadamente 3 metros acima do nível do mar, com pequenos morros na faixa litorânea. A rede fluvial é extensa, considerada a terceira maior do Estado, contendo grande quantidade de afluentes, praias e ilhas.

O Oceano Atlântico banha 26 quilômetros de praias, baías, pequenas enseadas, costões rochosos e ilhas. Itanhaém é uma das mais antigas cidades do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532, por Martim Afonso de Souza. A importância histórica da cidade oferece ao turista a possibilidade de conhecer diversos atrativos que remetem e retratam, de forma fiel, a sua história e cultura. Elevada à categoria de Vila no ano de 1561, graças às construções da época, que eram de grande porte, Itanhaém conquistou o status de Município.

Itanhaém tem inegável vocação turística e uma grande diversidade de atrativos sendo o turismo o grande propulsor econômico municipal, alavancando, assim, o setor de comércio e serviços.