Área rural

Nos anos 60, Itanhaém foi o maior exportador de banana da América Latina. As grandes fazendas, como Moura Vasquez e Banaurea, empregavam milhares de pessoas.

A partir da década de 80 a Bananicultura teve quedas expressivas nas exportações para Argentina, ocorreu uma desestruturação da cadeia produtiva, boa parte da banana passa a ser comercializada para atravessadores, conseqüentemente diminuíram-se os lucros e a capacidade de investimento do agricultor, com abandono de algumas áreas de cultivo.

Desde 2005, com a instituição do Departamento de Agricultura no município, houve a criação de programas e projetos voltados, principalmente, para fortalecimento da agricultura familiar, incentivo à agricultura orgânica, o que gerou o aumento da diversidade de produtos: palmito pupunha, mandioca, chuchu, couve, inhame, batata doce, maracujá são cultivados perenemente.

Em 2016 foi constituída a OCS Engº Agrônomo Kanae Fujihira, que através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento atesta 10 produtores como agricultores orgânicos, que podem vender seus produtos diretos ao consumidor ou aos programas de aquisição de alimentos.

Em 2019 Itanhaém ficou em terceiro lugar no estado de São Paulo no Prêmio Destaque Agro - Cidadania no Campo, demonstrando que políticas públicas bem aplicadas, desenvolvidas através de redes sociotécnicas formadas com vários atores locais (agricultores, indígenas, pescadores, equipes técnicas da prefeitura), parceiros estaduais e federais são o caminho para o desenvolvimento econômico dessas pessoas, que, além disso, constroem vínculos solidários entre si e os consumidores da produção agrícola do município de Itanhaém.

Há em Itanhaém, todos os sábados, a Feira do Produtor. Ela acontece das 8 às 14 horas, no estacionamento do Paço Municipal, situado na Av. Washington Luiz, 75, centro. Lá são disponibilizados diversos produtos locais e se pode ter acesso direto ao produtor. Venha descobrir estes sabores, muitos destes produtores disponibilizam visitas aos locais de produção, o que é um atrativo muito interessante aos munícipes e visitantes.

A área rural de Itanhaém tem muita história para contar, tanto nos tempos áureos da banana na década de 60, quanto na retomada dos cultivos diversificados, através da agricultura familiar.

Quer conhecer um pouco da história? Converse com um agricultor!