Serviços
acessibilidade



Publicado em: 02/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:50
[email protected]

Folia do Divino no Rio Acima acontece neste domingo (7)

- Tradicional celebração da Cidade acontecerá no próximo domingo (7), às 9h30



Um dos eventos religiosos mais esperados do ano acontecerá de 27 de maio a 11 de junho

Compartilhar:

A Festa do Divino Espírito Santo, realizada há mais 300 anos, é uma das tradicionais manifestações culturais de Itanhaém. A Folia do Rio Acima, que acontecerá neste domingo (7), às 9h30, é uma preparação para a festa. Os religiosos sairão da Igreja Matriz de Sant’Anna rumo à Alameda Emídio de Souza, onde alguns seguirão de barco e outros de ônibus em direção à Capela Nossa Senhora do Livramento, no Rio Acima, no Jardim Coronel.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Será realizada uma celebração no local, com a entrada da bandeira em uma das casas da Ilha do Mauricinho. Mais tarde, acontecerá uma confraternização entre os festeiros e a Folia do Rio Acima se encerra com a Reza da Folia do Divino. Assim, todas as bandeiras voltam para seus bairros de origem.

A Folia representa a preparação para a Festa do Divino. É o momento em que as famílias rezam com as bandeiras que percorrem suas casas. Na Folia, as famílias ficam com as bandeiras do Divino durante um dia em sua casa, sendo que no ato do seu recebimento acontece a reza ao Divino Espírito Santo, pedindo-se paz para o mundo e bênçãos para os lares.

A Festa do Divino Espírito Santo, um dos eventos religiosos mais esperados do ano, acontecerá de 27 de maio a 11 de junho. A programação tradicional é cheia de rituais e costumes como a Noite da Soca, Alvorada Festiva, Abertura do Império, Missa Solene, Encerramento do Setenário e a Procissão do Divino Espírito Santo.


Palavras-chave: ,