Publicado em: 10/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:50

Moradores comemoram anúncio de pavimentação da Ligação Viária Norte-Sul

PAVIMENTAÇÃO - Além do impacto positivo no trânsito, as obras também acarretam em transformações ao comércio local

Três obras serão realizadas na marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, envolvendo os bairros Jardim Suarão e Campos Elíseos

Entre as diversas obras de pavimentação que fazem parte da 4ª fase do programa Minha Rua Melhor, uma chamou a atenção especialmente de quem costuma trafegar pelos bairros do Jardim Suarão e do Campos Elíseos: a pavimentação da Ligação Viária Norte-Sul, na marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55). Os moradores e comerciantes da região comemoram a novidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

No total, serão três obras distintas (embora sequenciais) para a colocação de lajotas: a primeira vai da altura da Rua Coronel Júlio Rodrigues até a Avenida França, com verba da Caixa Econômica Federal, que terá licitação em breve; a segunda vai até a altura da Rua Deputado Plínio Salgado, aguardando liberação de verba da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM); e a última até a altura da Alameda Campos Elíseos, na mesma situação da anterior, com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

O prefeito Marco Aurélio Gomes comentou sobre o local: “Estamos investindo em mais de 38 mil metros quadrados nesta etapa do Minha Rua Melhor, envolvendo diversas vias em dez bairros. A Ligação Viária Norte-Sul é certamente uma das mais importantes, pois dá segurança a todos que desejam entrar na Cidade, além de beneficiar diversos moradores que estão aguardando por essa novidade há anos”.

Este é o caso de Miguel Alves dos Santos, de 63 anos, que está no local há 40 anos. Ele é mestre de obras e está reformando sua casa. “Estava aguardando isso (a pavimentação) e fico muito feliz agora. As coisas estão melhorando por aqui. Nosso município é muito grande, extenso. Às vezes não temos noção de quantas coisas estão sendo feitas”.

José Roberto dos Santos, de 66 anos, é aposentado. Mora nos arredores da rodovia há 15 anos e, entre suas atividades favoritas, faz o corte da grama frequentemente. Ele chama a atenção para a melhoria no trânsito: “Acho ótimo. Evita que as pessoas façam retornos desnecessários, já que terão mais tranquilidade para circular pela marginal. Estou satisfeito com o bairro”.

DESENVOLVIMENTO – Além do impacto positivo no trânsito, a pavimentação do local também acarreta em transformações no comércio local. É o que diz o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas: “Este novo trecho traz uma valorização muito grande para os bairros próximos, como o Jardim Suarão e o Campos Elíseos. Isso faz com que os comerciantes antigos e moradores se sintam realizados, e também atrai possíveis interessados em investir nas proximidades”.

Na primeira categoria, se enquadra Júlio César Simão, de 42 anos, que veio de São Paulo e está há 8 anos no local com seu estabelecimento (que era de propriedade familiar), um misto de mercado com padaria. Ele veio para Itanhaém porque gostava da Cidade: “Vai melhorar não só o movimento, mas a nossa saúde, sem a poeira que os carros levantam atualmente por conta da terra. Nossa torcida é para que fique pronto o mais rápido possível”.

Alex Paulo da Silva, de 28 anos, é corretor de imóveis em uma imobiliária localizada na avenida. Ele vem de Mongaguá diariamente e aguarda pelo impacto positivo não apenas em sua viagem, mas também nos negócios: “A expectativa é de que essa obra dê uma nova cara ao local. Uma rua pavimentada, com guias, tende a valorizar os imóveis e facilitar a circulação de moradores e até mesmo turistas”.

Palavras-chave: , ,