Publicado em: 17/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:26

Caminhos Culturais: um novo olhar sobre a história de Itanhaém

CULTURA - Alunos dos 8ºs anos da Rede Municipal de Ensino participam de visitas monitoradas aos pontos turísticos e culturais

Caminhos Culturais acontece às segundas, às quartas e às sextas-feiras

Para promover um novo olhar sobre os pontos turísticos e a história de Itanhaém, o Projeto Caminhos Culturais leva alunos dos 8os anos da Rede Municipal de Ensino em visitas monitoradas, mostrando a importância da cultura no contexto educacional. Os passeios envolvem os principais atrativos culturais e turísticos, como o Centro Histórico, a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, a Passarela de Anchieta, a Cama de Anchieta, o Morro do Paranambuco e o Pocinho de Anchieta.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

De acordo com o diretor de Cultura, Rodrigo Andrade Zanella, o Caminhos Culturais é uma forma de colocar esses estudantes em contato com a história de Itanhaém. “É muito importante porque mostra como é rica a história da segunda Cidade mais antiga do Brasil. Queremos que esses alunos sejam multiplicadores e contribuam para a preservação desses espaços culturais e turísticos”, explicou.

O Projeto Caminhos Culturais também incentiva a continuação dos estudos fora do ambiente escolar, já que leva os estudantes para verem de perto e entenderem melhor a história do Município. O projeto acontece às segundas e às sextas-feiras, das 8h30 às 11 e das 13h30 às 16 horas.

Segundo o monitor cultural Ronaldy Souza, que acompanha os estudantes durante o passeio, a visita nos locais faz com que as crianças enxerguem a Cidade de uma maneira mais profunda. “Sem dúvidas os alunos começam a ver a Cidade de outra forma, sabem a história que existe por trás desses pontos turísticos e isso é muito importante em sua formação humana e acadêmica”, acrescenta.

Os alunos do 8o ano da Escola Municipal Célia Marina Dal Pozzo Borges, que fica no bairro Umuarama, foram um dos participantes do projeto. De acordo com o estudante Thallys Roger Villa Nascimento, de 13 anos, visitar os pontos turísticos ajuda nos estudos. “Conhecer melhor a minha Cidade foi importante pra mim, principalmente a Passarela de Anchieta e o Morro do Paranambuco, que são lugares muito bonitos”, contou.

A próxima escola que participará do Projeto Caminhos Culturais é a Escola Municipal Profª Dalva Dati Ruivo, que fica no bairro Nova Itanhaém.

Palavras-chave: , ,