Publicado em: 22/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:50

Saiba quais os procedimentos para enterro nos cemitérios da Cidade

ÓBITO - Taxa de sepultamento é de R$ 133,20, referente a 40 Unidades Fiscais de Referência (UFIR)

A Cidade possui dois cemitérios. Um está localizado no Centro e o outro no Jardim Coronel

Nos momentos mais difíceis, quando perdemos um ente querido, muitos ficam sem saber como lidar com os serviços burocráticos que envolvem a morte. A Prefeitura de Itanhaém orienta quanto aos trâmites legais para enterro daquela pessoa que você tanto amou em vida.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Quando alguém falece, o primeiro procedimento que a família deve fazer é levar a certidão de óbito no balcão do setor de ISS da Prefeitura, localizado na Avenida Washington Luiz, 75, Centro, e pagar uma taxa para sepultamento em agência bancária no valor de R$ 133,20 (a quantia é referente a 40 Unidades Fiscais de Referência – UFIR). Após isso, deve apresentar este recibo no Cemitério Municipal. “Quando o falecimento acontece no fim de semana ou feriado, é necessário ir diretamente ao Cemitério,  preencher declaração de compromisso para o pagamento da referida taxa no setor de ISS da Prefeitura e comparecer ao Paço Municipal no próximo dia útil”, esclarece o administrador do Cemitério do Centro, Fabiano dos Santos Gomes.

ENTERRO SOCIAL – Para a população de baixa renda, o procedimento é outro. É necessário que a família procure o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou o Posto de Atendimento e Assistência Social (PAAS) para ser orientada por um assistente social do local, que lhe passará o trâmite correto e quais os documentos necessários para ter a isenção da taxa.

Em fins de semana e feriados, a família deve avisar no local onde o corpo está (seja na Unidade de Pronto Atendimento ou Hospital) e solicitar a dispensa no pagamento da taxa. Estes serviços entrarão em contato com a funerária de plantão e o procedimento será concluído.

CEMITÉRIOS – A Cidade possui dois cemitérios. Um está localizado no Centro (Avenida Rui Barbosa, 465) e o outro no Jardim Coronel (Avenida Nossa Senhora da Conceição, s/nº).

Palavras-chave: ,