Serviços
acessibilidade



Publicado em: 31/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:49
[email protected]

População deve continuar atenta em se prevenir do mosquito Aedes aegypti

PREVENÇÃO - A supervisão deve ser constante em todas as estações do ano



Dengue
Além de não deixar latas, tampas de garrafa ou pneus expostos, outros materiais podem se tornar criadouros e geralmente passam despercebidos

Compartilhar:

O inverno está chegando e, com ele, vem o aumento das chuvas. Isso é propício para que a água preencha pequenos ou grandes objetos como latinhas, potes, latas de lixo ou qualquer outro recipiente que possa ter acúmulo. Portanto, é muito importante que a população continue na prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Além de não deixar latas, tampas de garrafa ou pneus expostos, outros materiais podem se tornar criadouros e, geralmente, passam despercebidos pela população. Os vasos sanitários também merecem uma atenção especial, principalmente se o banheiro ficar do lado de fora da residência. Para evitar este problema, é preciso colocar cloro e sempre deixar a tampa abaixada.

Outro local a ser observado é o jardim. Vasos de plantas devem conter areia nos pratinhos e é preciso manter o local sempre limpo, principalmente os cantos mais isolados, pois o mosquito também pode se desenvolver em casquinhas vazias de caramujos. Além de manter os olhos abertos para brinquedos espalhados, como baldinhos, carrinhos e panelinhas de brinquedo, pois por menor que seja, pode tornar-se um criadouro também.

Para auxiliar na luta contra o mosquito devem-se ter os seguintes cuidados:

  • Guarde as garrafas vazias de boca para baixo ou tampadas;
  • Instale a caixa do ar-condicionado de forma que não acumule água;
  • Cubra as piscinas com capa própria;
  • Mantenha as caixas d’água tampadas e calhas sempre limpas;
  • Depressões do terreno também são possíveis poças de água parada. Neste caso, preencha-os com areia ou pó de pedra;
  • Coloque detergente na bandeja de trás da geladeira. Caso ela acumule água, o produto impede que o mosquito coloque os ovos;
  • Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.


Palavras-chave: ,