Publicado em: 05/06/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:49

Prevenção de depressão e suicídio em crianças e adolescentes é tema de capacitação

AUXÍLIO - Capacitação foi realizada com o objetivo de desenvolver um trabalho e um olhar sobre os temas

Capacitação Saúde
Profissionais da saúde e educação participaram de capacitação sobre prevenção de depressão e suicídio entre jovens e crianças

Profissionais da Saúde e da Educação participaram de capacitação por web conferência com a Secretaria Estadual de Saúde sobre a prevenção de depressão e suicídio em crianças e adolescentes. O encontro ocorreu no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na manhã da última sexta-feira (2).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Sinais de riscos que as pessoas deveriam perceber precocemente foram assuntos abordados durante a reunião, onde também foi explicado sobre as alterações de humor, transtorno afetivo e depressivo. Esta proposta tem como objetivo auxiliar e desenvolver um trabalho e um olhar sobre esses casos. A capacitação ocorreu após ser verificado o aumento no número de tentativas de suicídio entre os adolescentes.

O Programa Cuidar, por meio do CAPS Infantil, atende jovens com algum tipo de sofrimento psíquico, com suspeita ou diagnóstico confirmado de algum tipo de transtorno. Casos de depressão e tentativas de suicídio chegam por meio de um acolhimento e são encaminhados para o setor de psiquiatria da infância e adolescência, e a família do jovem também recebe apoio.

Tatiana de Ângelo, coordenadora do Programa Cuidar, afirmou que o encontro foi muito importante. “Fizemos esta capacitação para promover um olhar diferenciado entre os profissionais da saúde que observam a criança, seja na escola, centro de lazer ou unidade de saúde. E que, ao observar um fator de risco, esse adolescente ou criança seja encaminhado o quanto antes para um serviço que possa atendê-lo da forma mais adequada”.

Palavras-chave: ,