Serviços
acessibilidade



Publicado em: 08/06/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:49
[email protected]

Turismo religioso: Itanhaém, 485 anos de muita história

CONHECIMENTO - Turismo religioso ajuda a contar a história da segunda cidade mais antiga do País



Um dos pontos mais visitados é o Convento Nossa Senhora da Conceição, construído há mais de 300 anos

Compartilhar:

Paisagens exuberantes compõem parte do roteiro turístico de Itanhaém. Além das praias, rios e grande flora que engrandecem o turismo natural, há monumentos religiosos que encantam a munícipes e turistas que reservam um pouco do seu tempo para conhecer a história da segunda cidade mais antiga do País. Um dos pontos mais visitados é o Convento Nossa Senhora da Conceição, construído há mais de 300 anos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Considerada uma das primeiras Igrejas construídas no Brasil, o Convento se tornou um dos patrimônios mais importantes da Baixada Santista, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Convento fica no alto do Morro Itaguassu, no Centro Histórico. O horário de funcionamento é das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e fins de semana, das 10 às 18 horas.

Também localizada no Centro Histórico, a Igreja Matriz de Sant’Anna foi construída em meados de 1645, mantendo o estilo da época: o colonial. Nela, são abrigados altares do período barroco e importantes exemplares da arte sacra paulista. Uma das obras presentes na decoração é denominada “O Cristo”, do célebre pintor itanhaense Benedito Calixto.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é destino certo de muitos visitantes que querem ter um momento tranquilo e de fé. Em algumas datas, são realizadas missas campais no local e centenas de fiéis se reúnem no gramado presente no local. A Gruta fica localizada entre a Praia do Cibratel e do Sonho e é aberta ao público.

Padre José de Anchieta foi recentemente nomeado segundo padroeiro da Cidade, já que sua história foi toda desenvolvida aqui. Muitos monumentos e homenagens ao santo estão presentes por todo o Município, mas a Passarela e Cama de Anchieta são os principais locais que lembram o Padre. A Passarela inicia na Gruta Nossa Senhora de Lourdes e segue por cima das rochas por 220 metros, até a Cama de Anchieta, formação rochosa em formato de cama. Anchieta usava essa pedra para meditar, criar poemas e catequizar os índios.

Um museu a céu aberto. Essa é a característica dada pelas pessoas que conhecem os Painéis de Anchieta, localizado no alto do Morro Paranambuco. Foram desenhadas nos reservatórios d’água do Morro imagens que contam a história de José de Anchieta, produzidas com pastilhas de vidro. O projeto foi elaborado com a intenção de compor uma sequência de imagens que eternize a trajetória do Padre por Itanhaém.


Palavras-chave: ,