[email protected]
Posse responsável de animais: entenda por que o dever é de todos
LEI - É obrigação do dono cuidar do animal, disponibilizando-lhe alimentos, higiene, cuidados médicos veterinários e abrigos
A posse responsável pode diminuir o abandono e promove o bem-estar dos animais domésticos. É importante que, antes de ter um animal de estimação, as pessoas reflitam sobre os deveres de um dono responsável. De acordo com a Lei Municipal nº 4.088, de 17 de maio de 2016, entende-se por ‘posse responsável’ a obrigação de cuidar do animal, disponibilizando-lhe alimentos, higiene, cuidados médicos veterinários e abrigo.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
Antes de adotar um animal, é necessário refletir sobre alguns pontos fundamentais, como a higiene, prevenção de doenças, condução segura e adequada, proteção, cuidados e castração. É importante pensar ainda que o tempo médio de vida de um animal é de 12 anos e por isso todos os membros da família devem estar de acordo.
A Lei Municipal diz ainda que os animais de estimação não poderão ser abandonados em áreas públicas e nem deixados sozinhos em áreas particulares por prazo superior a 48 horas. As pessoas físicas que praticarem essa infração deverão pagar uma multa de R$ 200 e as pessoas jurídicas, R$ 500. Em caso de reincidência, as multas serão aplicadas em dobro.
Se você ficou interessado em conhecer a lei completa, pesquise na página Legislação Municipal, no site da Prefeitura de Itanhaém, por meio do link http://www.itanhaem.sp.gov.br/legislacao-municipal/pesquisarAto.php.
Palavras-chave: animais, campanha, posse responsável
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
22/11/2024
Equipe de voleibol de Itanhaém realiza seletiva -
22/11/2024
Aeroporto de Itanhaém recebe evento de aviação no dia 7 de dezembro -
22/11/2024
Itanhaém celebra Natal com Presépio de Areia -
22/11/2024
Festa da Padroeira contará com quermesse, missas e novena -
22/11/2024
EM Maria do Carmo de Abreu Sodré recebe menção honrosa em prêmio nacional