[email protected]
A Prainha está no seu coração? Então vote no Prêmio Top Destinos Turísticos
TURISMO - Local em que foi gravada a novela ‘Mulheres de Areia’ nos anos 70 é um dos motivos para votar em Itanhaém no Prêmio Top Destinos Turísticos
Conhecida por suas belezas naturais e por ter sido paisagem de uma das novelas mais importantes para a história de teledramaturgia, ‘Mulheres de Areia’, a Praia dos Pescadores (popularmente conhecida como Prainha) é um reduto de histórias e lindas experiências vividas por turistas, surfistas e pescadores que frequentam o local. Durante os fins de semana, feriados e férias, é um dos pontos mais visitados e encantadores da Cidade. Você também já viveu boas histórias na Prainha? Então vote em Itanhaém no Prêmio Top Destinos Turísticos, que escolhe o local mais atrativo para visitar em todo o estado.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
O prêmio foi criado de forma conjunta pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) com o SKAL Internacional São Paulo. Para votar, é muito simples: basta acessar o site www.topdestinosturisticos.com.br e clicar em “Vote agora”. A página será redirecionada para um formulário, com espaço para preenchimento de nome, e-mail, telefone (opcional) e uma ferramenta para comprovar que o usuário não é um robô. Depois disso, basta digitar o nome de Itanhaém e votar em outros dois locais – sendo apenas o último opcional.
Uma das mais lindas paisagens da sua Cidade do coração é a Prainha, de onde é possível observar a Ilha das Cabras, cujo acesso é possibilitado apenas na maré baixa. Apropriado para a pesca, lá podem ser encontrados ouriços do mar e uma grande quantidade de mariscos.
A novela ‘Mulheres de Areia’ foi gravada no local na década de 70 e o seu nome é originário das esculturas de areia que, na trama, eram esculpidas por um dos personagens centrais da história, o ‘Tonho da Lua’, interpretado por Gianfrancesco Guarnieri. Na realidade, essas esculturas eram feitas pelo artista Serafim Gonzalez, que também atuava interpretando o personagem ‘Alemão’.
Após o fim da novela, Gonzalez esculpiu uma estátua em pedra para marcar as gravações e homenagear a trama. Mais tarde, a escultura foi substituída por outra de fibra, esculpida pelo filho do artista original, Daniel Gonzalez. Recentemente, ela foi restaurada pelo artista local Ronaldo Lopes.
HISTÓRIA – A novela conta a história de duas irmãs gêmeas, Ruth e Raquel, interpretadas por Eva Wilma, filhas de pescadores de Itanhaém. Apesar de terem a mesma aparência, as irmãs apresentam personalidades completamente opostas: Ruth é doce e romântica; e Raquel, ambiciosa e falsa.
Um jovem de família rica, chamado Marcos (Carlos Zara), se muda para Itanhaém e se apaixona pela doce Ruth. Porém, ele acaba se envolvendo e casando com Raquel, que, por sua vez, deseja sua fortuna e mantém um caso amoroso com outro personagem, Wanderley (Edgard Franco).
Um dos personagens centrais da trama, Tonho da Lua, tem um amor platônico por Ruth, mas esconde por vergonha. Durante a história, ele descobre muitas armações de Raquel, mas acaba sofrendo devido às maldades dela.
Durante a história, acontecem muitas reviravoltas e a novela vira um enorme sucesso. Eva Wilma foi vencedora do Trófeu Imprensa de melhor atriz no ano de 1973. Além disso, a atriz acabou se casando com Carlos Zara, e os dois passaram a visitar assiduamente Itanhaém. Zara faleceu em 2002.
O grande sucesso de ‘Mulheres de Areia’ rendeu uma nova versão em 1993, produzida pela Rede Globo. Dessa vez, o remake foi gravado no litoral fluminense, com Glória Pires, Guilherme Fontes e Marcos Frota no elenco principal. O escultor Serafim Gonzales também participou, desta vez, interpretando Garnizé.
Palavras-chave: escultura, mulheres de areia, praia dos pescadores, top destinos turísticos
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/12/2024
Confira o expediente da Prefeitura para o feriado de Natal -
20/12/2024
Itanhaém é premiada na 19ª edição da OBMEP Matemática -
20/12/2024
Itanhaém lança Revista Educaita com avanços pedagógicos da Cidade -
20/12/2024
Itanhaém capacita mais de 1,3 mil pessoas para tornar cidade ainda mais atrativa -
20/12/2024
ITAPrev recebe repasse histórico que fortalece aposentadoria dos servidores municipais