Publicado em: 03/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Alto mar: pescadores são certificados pela Marinha e habilitados

PESCA - As aulas foram ministradas na unidade móvel da plataforma Repsol Sinopec

Se perguntassem a Antônio Marcos, há dois meses, sobre a importância de um certificado para o exercício da profissão, talvez ele não soubesse responder. Hoje, após concluir o curso de formação de aquaviários – Pescador Profissional, na categoria POP, sabe exatamente o que dizer. “É importantíssimo para quem arrisca a vida em alto mar, principalmente por causa da segurança e da responsabilidade com o meio ambiente”, confirma o pescador, de 43 anos, durante cerimônia que certificou 30 pessoas com carteira profissional habilitada pela Marinha do Brasil na última sexta-feira (30).

Confira as fotos

Formatura de Pescadores

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Com duração de quase um mês, as aulas foram ministradas na unidade móvel da plataforma Repsol Sinopec por profissionais da Marinha. Os alunos passaram por testes de aptidão física e receberam aulas teóricas e práticas sobre atividades de pesca, noções de navegação, legislação e preservação ao meio ambiente, primeiros socorros, prevenção de combate a incêndio e técnicas de sobrevivência.

“Aprendemos temas determinantes para a nossa profissão e que vão nos orientar na tomada de decisão. A legislação e a prevenção de combate a incêndio foram alguns dos assuntos que considerei essencial durante o curso. Além das amizades que criamos no local, o conhecimento foi um divisor de águas para a próxima pescaria”, conta Antônio Marcos, profissional da área desde 2010 e morador da região do Gaivota.

Outro pescador que também aprovou o curso foi Naclécio do Nascimento Santos, de 30 anos, morador do bairro Baixio. O rapaz trabalha no mar há 11 anos. Nas aulas, ele percebeu que a pesca precisa ser consciente, principalmente porque o risco pode ser grande ao meio ambiente. “Se não cuidarmos, nós sofreremos no futuro. O curso nos deu uma base do que é importante quando estamos em alto mar”.

ENTREGA – Na cerimônia de certificação, promovida no Iate Clube, estiveram presentes o vice-prefeito e também secretário de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes; os  secretários de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas; e o de Relações do Trabalho, José Renato Costa de Oliva; além de oficiais da Marinha do Brasil.

Palavras-chave: , ,