Publicado em: 07/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:47

PAT emite cerca 2 mil carteiras de trabalho neste semestre

SERVIÇO - O atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 16h30

A emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos serviços mais procurados no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Emprego (PAT) da Prefeitura de Itanhaém. Tanto que, em apenas um semestre, 1.812 carteiras foram emitidas no local. Quem precisar do documento pode comparecer à sede da Secretaria de Relações do Trabalho, que fica na Avenida Harry Forssell, 1.505, Jardim Sabaúna, na Rodoviária. O atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 16h30.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Em 2016, o PAT emitiu 2.836 carteiras no total. Trata-se de um documento obrigatório para os trabalhadores que queiram prestar serviços no comércio, na agricultura ou de natureza doméstica. Ela garante acesso a direitos trabalhistas, como seguro desemprego, benefícios da Previdência Social e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para fazer a 1ª via da Carteira de Trabalho, o interessado precisa estar munido de foto 3×4 (recente), RG ou certidão de nascimento (ou casamento). Na solicitação da 2ª via, em casos de perda, furto, roubo, continuação, danificação ou extravio, é necessário estar com uma foto 3×4 (recente), RG ou certidão de nascimento (ou casamento), boletim de ocorrência e o extrato do PIS ativo (retirada na Caixa Econômica Federal).

No PAT, outro serviço oferecido gratuitamente aos cidadãos é o Portal Mais Emprego, de intermediação de mão de obra, captação de vagas, emissão de certidões, solicitação do seguro desemprego, entre outros.

Palavras-chave: , ,