Publicado em: 24/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:46

Prefeitos realizam visita técnica a roteiro turístico “Maria-Fumaça”

TURISMO - Representantes do Codivar viajaram a Guararema para conhecer a bem sucedida atração. A intenção é implantar projeto semelhante na região

Prefeitos e representantes dos municípios associados ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) visitaram, no último sábado (22), a cidade de Guararema, no interior paulista, para conhecer o bem sucedido passeio turístico da “Maria-Fumaça”. A intenção do consórcio é implantar um projeto semelhante num trecho de 66 km da antiga liga férrea, entre Mongaguá e Pedro de Toledo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Presidente do Codivar e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes destacou o impulso econômico que a iniciativa pode trazer para as cidades da região, atraindo turistas, gerando emprego e aquecendo a economia da região. “É um projeto que vem sendo desenvolvido muito de perto pelos prefeitos do Codivar. Nesta visita, podemos observar os aspectos históricos e culturais e as vantagens que a concretização desta atração turística trará para toda a nossa região”.

O projeto foi idealizado pelo deputado federal João Paulo Papa. Atualmente, o trecho da linha férrea está sob a responsabilidade da empresa concessionária ALL Operações Ferroviárias. “É uma visita de reconhecimento a um projeto bem sucedido e ao mesmo tempo um aprendizado porque todos nós da Baixada Santista e Vale do Ribeira acreditamos que a reativação de um trem turístico ligando as cidades pode ser um grande impulso para o turismo nestes municípios”, afirmou Papa.

Em Itanhaém, por exemplo, a antiga linha férrea passa por diversos bairros e o Centro Histórico, ligando atrações turísticas e históricas como o Convento Nossa Senhora da Conceição. “A história do trem no litoral paulista é muito extensa, saudosa, e a intenção nossa é viabilizar sua volta. Podemos dar todo o suporte para que este veículo volte a correr pelos trilhos da antiga ferrovia”, afirmou Carlos Alberto Rollo, presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

O passeio na Maria-Fumaça 353 é um tradicional evento turístico de Guararema, sendo a locomotiva conhecida como “Velha Senhora”, e atrai milhares de visitantes todos os anos para a cidade. O equipamento foi importante no desenvolvimento da região e pertencia à antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, fazendo a ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Palavras-chave: , ,