[email protected]
GREMAR resgata lontra às margens de rio no Jardim Oásis
FAUNA - Animal passa por exames em ambulatório e será devolvido à natureza

O Instituto GREMAR, que realiza monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, resgatou, na última terça-feira (25), uma lontra com ferimento similar a de uma mordida pelo corpo. A denúncia foi feita por uma moradora do Jardim Oásis, após seu filho encontrar o animal às margens do Rio Preto. A lontra passa por exames no ambulatório do instituto, e os veterinários avaliam sua soltura à natureza.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
“Ele estava pescando, quando o cachorro dele tentou atacar o bichinho. Meu filho o trouxe para casa e eu fiz o chamado”, disse a moradora Tatiane Nascimento. A ocorrência foi passada ao instituto, que chegou à residência dela com dois veterinários na viatura de resgate. A equipe prestou os primeiros atendimentos, e atualmente realiza exames na lontra, para saber se alguma doença foi contraída por causa da mordida.
Segundo Thiago Nascimento, biólogo responsável pela base de estabilização do GREMAR em Itanhaém, o animal não pode ser reintegrado à natureza caso seja constatada alguma enfermidade. “Se a lontra estiver portando uma doença, outros animais podem ser contaminados. Além disso, nós descobrimos que o animal é órfão. Por conta disso, há todo um processo para atender as necessidades que sua genitora não supriu, para então ser devolvido à natureza”, explica Thiago.
O biólogo afirma que a equipe de veterinários deve passar noções de caça e alimentação à lontra, de modo que ele não crie relações afetivas com o ser humano, já que o animal ainda precisava de cuidados da mãe quando foi resgatada.
Há ainda a possibilidade de transferir a lontra para a sede do GREMAR, em Guarujá. “A unidade possui um centro de reabilitação, com uma equipe maior e melhor estrutura. Caso a situação do animalzinho seja muito grave, podemos encaminhá-lo para lá, onde ele receberia um tratamento mais intenso”, conclui Thiago.
Palavras-chave: animal, denúncia, GREMAR, lontra, natureza, resgate
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
04/08/2025
Fundo Social abre inscrições para nova turma do curso de Padaria Artesanal -
04/08/2025
Itanhaém lança Consulta Pública para aplicação dos recursos do 2º Ciclo da PNAB -
04/08/2025
Itanhaém é representada no Conselho Estadual LGBT+ para o biênio 2025-2027 -
04/08/2025
Itanhaém convida empreendedores rurais a integrar nova rota turística -
01/08/2025
Casa do Artesão abre inscrições para mais de 70 vagas em cursos gratuitos