Publicado em: 27/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:46

Finais do futebol amador acontecem neste domingo no Cibratel II

ESPORTE - América e São José fazem final da 1ª Divisão, enquanto E. C. Itanhaém e Vila Nova decidem o título da Segundona

No ano passado, São José (de amarelo) e América (de vermelho) haviam se enfrentado na fase semifinal

O próximo domingo (30) é dia de decisão no futebol amador de Itanhaém. As finais das duas principais divisões da Cidade acontecem em sequência, no campo da Sociedade Esportiva Camburiú (localizado na Rua Padre Manoel da Nóbrega, 455, Cibratel II). Às 9h15, E.C. Itanhaém e Vila Nova decidem o título da 2ª Divisão e, às 11h15, é a vez de América e São José duelarem pelo título da elite.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

As competições amadoras – sem limite de idade – são organizadas desde o ano passado pela Liga Itanhaense de Futebol Amador (LIFA), com apoio da Prefeitura de Itanhaém. Na atual edição, foram 18 participantes na 1ª Divisão e 12 na 2ª Divisão. Além disso, o torneio da 3ª Divisão foi iniciado no último domingo (23), com outros 20 participantes. A LIFA também realiza os campeonatos Masters para atletas acima de 35, 40 e 50 anos, que começam no segundo semestre.

Os finalistas da elite dominaram seus respectivos grupos na atual edição. O América busca o seu primeiro troféu, tendo como melhor resultado o vice-campeonato em 2014. Em 2017, terminou o Grupo B em 1º com 20 pontos, e no seu caminho para a decisão eliminou XV do Suarão nas quartas e o rival Iemanjá na semifinal.

Já o São José classificou-se em 1º no Grupo A com 22 pontos em 8 jogos, depois eliminando Estopim da Fiel e Cruzeiro nos playoffs. Contando todas as edições do Campeonato Municipal, o “Jacaré” tem cinco títulos, conquistados em 2003, 2007, 2008, 2013 e 2016.

No ano passado, os dois haviam se enfrentado na fase semifinal: cada time venceu um jogo por 2 a 1, e nos pênaltis houve vitória do clube amarelo e azul por 5 a 4. Depois, o São José sagrou-se campeão diante do Cruzeiro, após 1 a 1 no tempo normal e novo triunfo nos pênaltis por 6 a 5.

2ª DIVISÃO – O primeiro duelo do domingo envolve duas equipes geograficamente próximas. O Vila Nova, um dos clubes mais antigos da Cidade, completa 65 anos no dia anterior à decisão, retornou à elite municipal após terminar com 25 pontos, atingindo a 2ª melhor campanha na fase inicial. O “Galo” do Belas Artes foi campeão municipal em 1972, 1977 e 1978, e a conquista mais recente foi a da Segundona de 2008.

O líder foi o Esporte Clube Itanhaém, com 27 pontos. Em apenas dois anos de competição entre os amadores, o “Tigre” do Corumbá obteve acessos consecutivos. Antes, a agremiação disputava apenas campeonatos Masters com o nome de Sem Compromisso, tendo conquistado o título entre os Cinquentões em 2015.

A competição foi disputada em pontos corridos, com vaga para os dois primeiros na decisão. Além disso, o acesso à 1ª Divisão de 2018 também contemplou Laranjeiras (3º, com 25 pontos) e Nacional (4º, com 23).

Palavras-chave: , , , , , ,