Publicado em: 28/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:46

Jovens de baixa renda da Cidade têm direito à meia-entrada em eventos

BENEFÍCIO - Para ter acesso ao ID Jovem, é preciso ter entre 15 e 29 anos, além de estar inserido no Cadastro Único para programas sociais

Atualmente, cerca de 11 mil usuários estão inscritos no Cadastro Único da Cidade e poderão se inscrever no Programa ID Jovem

Se você tem idade entre 15 e 29 anos e mora em Itanhaém, aí vai uma boa notícia: caso esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, possui direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de gratuidade em viagens interestaduais. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social orienta que o acesso a esses benefícios é garantido por meio da Identidade Jovem, um documento que deve ser emitido por meio de aplicativo no celular ou pela internet.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Para ter acesso ao ID Jovem, além dos pré-requisitos já citados, o interessado deve estar com informações atualizadas há pelo menos 24 meses e ter renda familiar de até dois salários mínimos. “Dentro do Estatuto da Juventude existem dois eixos que contemplam o programa: mobilidade e território, e o direito à cultura. O ID Jovem foi criado para garantir estes direitos dos jovens”, explicou Marcos Vinicius Souza, gestor do Bolsa Família e Cadastro Único.

“Para realizar a inscrição, o usuário deverá comparecer aos equipamentos da Assistência Social. A mesma será realizada mediante agendamento prévio e apresentação de todos os documentos dos moradores da casa, pois deverão constar no cadastro. Para o jovem com 15 anos, o cadastro será feito no nome de um responsável”, completou.

Atualmente, cerca de 11 mil usuários estão inscritos no CadÚnico da Cidade e poderão se inscrever no Programa ID Jovem, visto que já estão relacionados ao sistema. Para participar dos programas sociais disponibilizados pelo governo, o cadastro do Governo Federal deverá ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver uma alteração nas informações declaradas.

DIREITOS – Com a ID Jovem, fica assegurado o pagamento de meia-entrada (50%) do valor cobrado no ingresso ao público em geral em eventos culturais e esportivos. Para utilizar, é necessário imprimir a imagem do cartão e a apresentá-la no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhado de documento oficial com foto, ou apenas a imagem do cartão dentro da validade na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Já no transporte, são reservadas por viagem duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas com desconto de no mínimo 50% no valor das passagens.

O transporte tem que ser interestadual. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro da Cidade. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte. As regras do benefício estão contidas no Decreto 8.537/2015.

LOCAL TELEFONE
PAAS Gaivota: Av Flácides Ferreira, 775, Balneário Gaivota (13) 3429-2903