Publicado em: 29/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:46

Nova Praça Ângelo Guerra, no Belas Artes, é inaugurada com presença do governador

REVITALIZAÇÃO - Geraldo Alckmin acompanhou o lançamento das novas instalações e também de obras da Sabesp e de segurança pública

O evento contou com presença de autoridades estaduais e municipais

Um dos pontos mais importantes de convivência para os moradores do Belas Artes, a nova Praça Ângelo Guerra foi inaugurada no último sábado (29). A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades estaduais, incluindo o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, que prestigiaram também os lançamentos de obras de coleta de esgotos e tratamento da Sabesp e a nova sede da Equipe de Perícias Médico-Legais (EPML) de Praia Grande.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O local ganhou nova pavimentação em lajotas, bancos, uma pista de caminhada e um palco coberto para apresentações culturais, atraindo desta forma toda a família para as suas instalações. Além disso, a praça passou a ter rampas acessíveis e vagas de estacionamento em seu entorno. Brinquedos foram instalados para as crianças e a iluminação em postes ornamentais é similar à utilizada em outros pontos da Cidade, como a Nova Orla. Na área de segurança, câmeras de monitoramento também foram colocadas.

“Itanhaém tem feito obras importantes e a revitalização desta praça é uma delas. Além de levantar a autoestima da Cidade, queremos atrair os turistas, pois dessa forma geramos mais emprego e renda. É uma alegria realizar esta entrega de forma tão simbólica. Praça é um lugar de convívio entre as famílias, de qualidade de vida. Desta forma, beneficia todos os que moram nas proximidades do Belas Artes, um dos corações comerciais do nosso Município”, disse o prefeito Marco Aurélio Gomes.

Além disso, em seu discurso, o prefeito fez uma homenagem à família de Ângelo Guerra, na figura de sua filha Benvinda. Importante político do Município nas décadas de 60 e 70, tendo sido vereador por três mandatos e presidente da Câmara entre 1971 e 1972, Ângelo foi proprietário de uma fábrica de calçados e de um restaurante na Cidade. Faleceu em 1973, no início do seu terceiro mandato, recebendo como homenagem póstuma o nome da praça, inaugurada no ano seguinte.

Na solenidade, foram inauguradas obras da Sabesp que ampliam a coleta de esgotos e tratamento em Itanhaém e nos municípios vizinhos de Mongaguá e Praia Grande. Os investimentos somam R$ 149 milhões no total e fazem parte do Programa Onda Limpa. No bairro Jardim Oásis, foram assentados 7,6 km de redes coletoras e 741 ligações domésticas, que serão destinados à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Anchieta.

A nova sede da Equipe de Perícias Médico-Legais (EPML) de Praia Grande também teve o descerramento de sua placa de inauguração neste sábado. A unidade atende os municípios de Pedro de Toledo até a área continental de São Vicente, com mais de 2,3 mil km² de área abrangida. O prédio passou por reforma, ampliação e adequação às normas técnicas e sanitárias.

“É uma alegria estar de volta a Itanhaém, um lugar que eu visito desde a minha infância, quando vinha passear com meus avós. Este é um município histórico, com uma trajetória de desafios e conquistas, um dos pontos turísticos que está se desenvolvendo mais nos últimos tempos. Turismo é uma prioridade nossa, e por isso investiremos só neste ano R$ 94 milhões na Baixada Santista. Itanhaém pode contar conosco”, disse Geraldo Alckmin.

Em seu discurso, o governador ressaltou também a parceria do Município com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), que rendeu um convênio assinado no dia 14 de julho para quatro obras: a Praça Ibrahim Hanna Barchim (no Gaivota), que passará por revitalização completa e servirá como um polo esportivo; o Píer do Guaraú, que terá nova pavimentação; a Alameda Emídio de Souza, próxima ao Centro de Convenções, que terá diversas renovações; e trecho da Ligação Viária Norte-Sul, entre os bairros Jardim Suarão e Campos Elíseos.

Além disso, Geraldo Alckmin anunciou que a entrega do Hospital Regional Jorge Rossmann será feita em aproximadamente um mês, com ampliação para 240 leitos, sendo 40 de UTI; ressaltou a abertura de concursos para a Polícia Militar, com 2.412 vagas entre soldados e oficiais; e relembrou investimentos anteriores, como a entrega da Creche do Guapurá e a ampliação da ETEC de Itanhaém.

O evento contou com a presença do deputado federal e secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira; do secretário estadual de Turismo, Laércio Benko; do secretário estadual de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho; do prefeito de Itariri, Dinamerico Gonçalves Peroni; do prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício; do vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém, Tiago Cervantes; do presidente da Câmara Municipal de Itanhaém, Rodrigo Dias; demais vereadores, secretários municipais e representantes da Polícia Militar e Sabesp.

Palavras-chave: , , , , , ,