Publicado em: 03/08/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:46

Obras e metas: Itanhaém apresenta balanço das ações do primeiro semestre

MELHORIAS - Ações resultaram na inserção de mais crianças nas salas de aula e no aumento da capacidade de atendimento na atenção básica

Investimentos foram em diversas áreas

Trabalhos de pavimentação de ruas e avenidas, revitalização de pontos turísticos, reformas de unidades escolares e manutenções dos prédios públicos estão no balanço de obras em andamento nos últimos seis meses. As ações resultaram na inserção de mais alunos nas salas de aula, no aumento da capacidade de atendimento na atenção básica, na melhoria da infraestrutura dos bairros com intervenções em ruas e na ampliação de programas desenvolvidos tanto na área de assistência social quanto em cursos profissionalizantes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“Desde o início da gestão, procuramos melhorar a infraestrutura oferecida ao cidadão em diversas áreas. Não apenas no lazer, visando incentivar o turismo, uma das preocupações é de ampliar o atendimento na saúde e na educação. Além disso, dentro do lema ‘qualificar para empregar’, atingimos marcas significativas com cursos profissionalizantes que beneficiam diretamente cerca de 2 mil pessoas, capacitações no Centro de Treinamento Profissionalizante de Itanhaém (CETPI), no Fundo Social de Solidariedade e em associações parceiras do Município”, salienta o prefeito Marco Aurélio Gomes.

Para o lazer, a Administração entregou dois importantes pontos esportivos e culturais. Tratam-se das praças Kardec Rangel Veloso, na Praia dos Sonhos, e Ângelo Guerra, no Belas Artes. Na saúde, as ações também são expressivas. Considerada uma das principais portas de entrada para a população na Rede Básica, está em andamento a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) do Grandesp e um Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), no Jardim Sabaúna.

Outras grandes realizações do Governo Municipal estão voltadas para a área educacional. Prédios escolares também compõem o pacote de investimentos na Cidade, entre serviços de manutenção e reforma, além de projetos em licitação para a construção de escolas de educação infantil nas regiões do Umuarama, Corumbá e Oásis, que vão beneficiar quase 1.000 crianças. Em andamento também está a maior escola de Itanhaém, que está sendo instalada no Gaivota para o atendimento de outros 1.000 estudantes.

Os avanços não param e foram dedicados também para a implantação de um centro comunitário no bairro do Guapurá, além de nova sede da sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e um Centro de Metropolitano da Melhor Idade, ambos previstos para serem entregues ainda este semestre.

Além disso, no mês de julho, o Governo do Estado assinou convênio com o Município por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), visando quatro obras: a Praça Ibrahim Hanna Barchim (no Gaivota), que passará por revitalização completa e servirá como um polo esportivo; o Píer do Guaraú, que terá nova pavimentação; a Alameda Emídio de Souza, próxima ao Centro de Convenções, que terá diversas renovações; e trecho da Ligação Viária Norte-Sul, entre os bairros Jardim Suarão e Campos Elíseos.

Confira a tabela com algumas obras em andamento:

Região do Centro

– Construção da Central Municipal de Abastecimento / Banco de Alimentos;

– Construção do Auditório do Centro de Capacitação do Professor;

– Construção do Portal Turístico;

– Reforma da Praça Benedito Calixto;

– Reforma e adequação do Prédio do Pronto Socorro para Implantação do Centro de Especialidades Medicas de Itanhaém (CEMI), Centro Municipal de Reabilitação (CMR) e Fisioterapia;

Região do Oásis

– 88 casas populares no Oásis;

Complexo de Esportes e Cultura, com pista de skate, quadra poliesportiva, cineteatro e telecentros;

– Implantação de minirrotatória, lombafaixa e sinalização viária (Avenida José Batista Campos, do Aeroporto).

Reforma Tempo Todo – Casa da Criança;

Região do Savoy