Publicado em: 04/08/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

2º Ita Open de Vôlei começa na quinta

ESPORTE - Torneio começa no Dia da Independência; ex-levantadora Fofão participará do encerramento no sábado

Jogos acontecerão no Centro, Jardim Corumbá, Jardim Mosteiro, Satélite e Suarão

Está chegando a hora para os fãs de vôlei da Cidade. Nesta quinta (7), em pleno Dia da Independência, começa o 2º Ita Open de Vôlei. Mais de 60 equipes virão para Itanhaém no feriado prolongado, com o intuito de brigar pelo título e aproveitar o passeio. A realização é da Conexão Pró-Sport, com apoio da Prefeitura de Itanhaém, que anunciou a presença da ex-jogadora da Seleção Brasileira, Fofão, na cerimônia de premiação.

Confira a tabela da primeira fase da competição

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“Receber uma competição como essa é um prazer para a nossa Cidade. O vôlei é uma das modalidades mais difundidas do país e nós temos tradição nela. Além disso, é mais uma oportunidade para divulgar Itanhaém para centenas de visitantes, atraindo a atenção do público no feriado. Turismo e esporte caminham lado a lado”, disse o prefeito Marco Aurélio Gomes.

No total, serão 63 participantes, sendo que na primeira edição foram 30. Uma das novidades é que todas as equipes doarão pelo menos uma cesta básica, que será destinada ao Fundo Social de Solidariedade. Além da competição adulta (que não possui limite de idade), as categorias “Masters” no feminino são voltadas a quem tem uma determinada idade ou mais: 35, 40, 45, 50 e 55 anos. Já no masculino, a competição acontecerá apenas no adulto.

As partidas seguirão as regras adotadas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), com poucas adaptações, como a rede ligeiramente mais baixa para as categorias 50 e 55. Além disso, a disputa será em melhor de três sets – os dois primeiros até 21 pontos e o tie-break até 15, seguindo a obrigatoriamente de uma equipe abrir pelo menos dois pontos de frente para vencer a parcial.

Os jogos acontecerão em cinco sedes: Centro (EE Benedito Calixto, na Rua Leopoldino de Araújo, s/nº); Jardim Corumbá (EM Bernardino de Souza Pereira, na Rua Iguaçu, s/nº); Jardim Mosteiro (EM Leonor Mendes de Barros, na Rua Cuba, 180); Satélite (Satélite Esporte Clube, na Rua Emidio de Souza, 137) e Suarão (ginásio da USCEESP, na Avenida Suarão, 3189).

Itanhaém disputará nos dois torneios adultos. Na quinta-feira (7), o feminino estreia na EM Bernardino de Souza Pereira, diante do Instituto Bábby, às 9h15; o masculino terá três jogos: na EM Leonor Mendes de Barros, enfrenta as equipes do MPM às 15h30 e Valent às 18 horas, e vai ao Bernardino para jogar diante de Poços de Caldas às 20h30. Já na sexta (8), as duas categorias jogam no Bernardino: feminino às 11h45 diante do Viva Vôlei e às 16h45 contra Princesas; e o masculino contra Itobi às 13 horas e Eco’s às 20h30.

Um dos responsáveis é Gunther Schweitzer, que já morou em Itanhaém e defendeu a Cidade em diversas competições de vôlei: “Trazer equipes de diversos cantos do país para jogar aqui é um prazer enorme. O interesse deles foi grande, com participantes de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de diversos pontos de São Paulo. Tenho certeza de que será uma competição tão disputada quanto a primeira, e o Ita Open se torne um evento tradicional do esporte”.

Além disso, a cerimônia de premiação – que dará medalhas aos três primeiros de cada categoria – terá uma presença ilustre: a ex-levantadora da Seleção Brasileira, Hélia Souza, mais conhecida como Fofão, que foi campeã olímpica nos Jogos de Pequim em 2008, além de outros torneios como o Grand Prix e os Jogos Pan-Americanos.

Confira a lista dos participantes:

ADULTO MASCULINO:

Valent