Publicado em: 17/08/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

1ª edição da Plenária Municipal de Vigilância em Saúde é realizada

ENCONTRO - Foram apresentados oito subeixos para discussões e elaboração de propostas que serão encaminhadas para a Plenária Regional

Com o objetivo de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações na área, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou nesta terça-feira (15) a 1ª edição da Plenária Municipal de Vigilância em Saúde. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Itanhaém.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O tema central foi “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, com o eixo principal “Fortalecimento dos programas e Ações de Vigilância em Saúde”. Dentro desta temática, foram apresentados oito subeixos, onde foram debatidos e elaboradas 16 propostas que serão encaminhadas para a Plenária Regional, que acontecerá no dia 31, em Santos.

A plenária tem o objetivo de reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecer as políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, além da participação social na vigilância, entre outros.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fábio Crivellari Miranda. O presidente do CMS, Mauricio Rangel Torres, destaca que a audiência foi bastante produtiva e esclarecedora. “Conseguimos realizar um bate-papo, onde os participantes puderam tirar dúvidas, compreender um pouco melhor como funciona a Vigilância em Saúde e isso é muito importante. Gostaria de agradecer a presença de todos os que participaram da plenária. Acredito que o debate foi produtivo e conseguimos elaborar boas propostas”.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE – Tem por objetivo a observação e análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações, destinadas a controlar determinantes riscos e danos a populações que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

Palavras-chave: , ,