[email protected]
HiperDia Feliz promove saúde e bem-estar de diabéticos e hipertensos da USF do Coronel
PASSEIO - Grupo de pacientes aproveita excursão turística para realizar atividades físicas

O grupo de hipertensos e diabéticos integrantes do projeto HiperDia, da USF do Jardim Coronel, participou, nesta sexta-feira (25), de um passeio pelos pontos turísticos da Cidade. A atividade foi monitorada pela coordenação da unidade, que cumpriu a tradição de presentear os pacientes que seguem à risca as orientações recebidas.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
O HiperDia, que funciona em todas as USFs de Itanhaém, tem o objetivo de orientar e controlar a pressão arterial e glicemia de seus integrantes por meio de exercícios físicos, medicação e também dinâmicas em grupo. Na unidade do Coronel, os encontros acontecem toda sexta-feira, às 8h30.
O passeio deu uma oportunidade para os pacientes, em sua maioria residentes de zona rural, conhecerem os locais históricos da Cidade. As atividades foram realizadas desde a Cama de Anchieta e Morro do Paranambuco até o Centro Histórico, passando pela Casa de Câmara e Cadeia e na Igreja Matriz de Sant’Anna.
Em contrapartida, boa parte do grupo participou da atividade em nome do bem-estar e saúde, deixando o lado turístico em segundo plano, como é o caso de Edísio Santos, que tem 56 anos e é hipertenso. “Participo bastante das reuniões do grupo, e gostei muito do passeio. Esse tipo de atividade incentiva a prevenção da saúde”, conta. Esídio faz exames e toma remédios regularmente, e afirma que sua pressão arterial melhorou desde que entrou no grupo.
Segundo o coordenador da USF do Coronel, Éder Clei, cerca de 40 famílias frequentam a unidade. “Todos os meses eles recebem um presente: se a glicemia baixou e a saúde melhorou, a gente organiza um passeio, e hoje fizemos um ‘HiperDia Feliz’ no Centro”, relata satisfeito.
Palavras-chave: atividades físicas, HiperDia, passeio, usf
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
27/03/2025
Festival Celebra Ita terá Pixote, Mc Ryan SP, Menos é Mais e outros artistas de sucesso -
27/03/2025
Casa da Música e Banda Marcial abrem novas inscrições para cursos do 1º semestre de 2025 -
27/03/2025
Cartório eleitoral de Itanhaém passa a funcionar em nova sede -
27/03/2025
Canil da GCM leva projeto de Cinoterapia às crianças da APAE -
26/03/2025
Ação Praia Limpa, Oceano Protegido promove conscientização ambiental