comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Alunos da rede municipal têm orientação sobre o perigo das queimadas urbanas
MEIO AMBIENTE - No total, 338 alunos de quatro escolas municipais participaram do projeto

A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente organizou, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, na última terça-feira (29), uma palestra para a conscientização contra a queimada urbana na Escola Municipal Maria da Penha Sanches, no Jardim Camburiú. A apresentação fez parte do projeto educativo “Quem mexe com fogo, pode queimar nosso ambiente”, aplicado em outras três escolas municipais.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
O trabalho foi realizado pelo fiscal do setor de meio ambiente, Gilson Sansão, e pela coordenadora do setor de educação ambiental de Itanhaém, Roseli Raunaimer. A palestra foi baseada na Lei Municipal 3.857/2013, que proíbe práticas do tipo, e apresentada aos alunos do 3º e 4º anos da rede pública. Anteriormente, a equipe realizou o trabalho nas escolas Ignêz Martins, Dalva Datti e Conceição Luz. No total, 338 alunos das quatro unidades participaram do projeto.
A criançada aprendeu sobre a importância das árvores, os perigos que a fumaça oferece à saúde, como as queimadas são causadas, como elas podem ser evitadas e ainda observaram fotos de locais afetados na própria Cidade. Segundo Sansão, que explicou também sobre as multas relativas a esse crime ambiental, o foco da palestra não é a punição que as pessoas recebem por praticar isso. “A nossa intenção é induzir essas crianças a evitarem que seus pais ou conhecidos levem uma multa por um ato de imprudência”, conta.
Durante a palestra, foram apresentados ainda vídeos explicativos, e os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o assunto. A diretora da escola, Daniela Horvath, presenciou a explicação e destacou a importância deste aprendizado para as crianças. “É bom trabalharmos em cima da conscientização o quanto antes, já que os pequenos são ‘multiplicadores’, pois quando chegam em casa informam seus pais sobre o que aprenderam na escola”, relata a diretora.
Palavras-chave: alunos, comdema, meio ambiente, palestra
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
17/04/2025
3ª Feira de Negócios de Itanhaém acontece na próxima quinta-feira (24) -
16/04/2025
‘Celebra Ita’ contará com comércio, artesãos da Cidade e estacionamentos disponíveis -
16/04/2025
Itanhaém contará com reforço na frota de ônibus para a população durante ‘Celebra Ita’ -
16/04/2025
Policia Militar e GCM reforçam o esquema de segurança durante o festival Celebra Ita -
15/04/2025
Estudantes da ETEC são selecionados para maior congresso de observação de aves da América Latina