[email protected]
Alunos da Itália estudam patrimônio histórico para trabalho científico
TRABALHO - Dados colhidos por grupo de italianos e uma pesquisadora brasileira servirão para a elaboração de projeto de restauração

Um dos principais pontos turísticos e culturais visitados em Itanhaém, o Convento Nossa Senhora da Conceição, Centro Histórico, tornou-se material de pesquisa para um trabalho científico realizado no último dia 2 em parceria entre as universidades de São Paulo (USP) e de Florença, na Itália. Os dados colhidos por grupo de italianos e pesquisadora brasileira servirão para a elaboração de um projeto de restauração e reutilização do patrimônio histórico.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
“Este trabalho é um levantamento digital 3D. Usa-se um laser scanner para se levantar dados e diagnosticar o edifício para que no futuro seja possível desenvolver um projeto com proposta de restauro. Quando falamos em Abarebebê (Peruíbe) e em Convento (Itanhaém), encontramos muita história da arquitetura brasileira. É muito interessante valorizar a nossa cultura”, conta Regina Helena Vieira Santos, pesquisadora da USP e estudante de pós-doutorado da Universidade Firenze, na Itália.
O Convento Nossa Senhora da Conceição é um registro vivo da história da Cidade e do Brasil. De uma pequena ermida de barro até a igreja erguida em homenagem à padroeira de Itanhaém, o Convento é templo de fé e devoção há mais de 400 anos. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representa um dos bens mais memoráveis do litoral paulista.
Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Ruy Santos, o fator mais importante da pesquisa é o levantamento minucioso e detalhado do patrimônio histórico real. Este equipamento levanta informações da situação do Convento. “Ele – o aparelho – fará um escaneamento do prédio e conseguirá determinar a qualidade da preservação do monumento e se pode ser apontada alguma intervenção”.
Palavras-chave: estudantes, Itália, pesquisa, restauro
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/02/2025
Confira o fechamento de vias para o Carnaval 2025 -
21/02/2025
Itanhaém terá novos investimentos em esgoto e abastecimento de água -
20/02/2025
NOTA OFICIAL – EM Pedrina Pompeu Bastos -
20/02/2025
Prefeitura moderniza atendimento telefônico com sistema URA -
20/02/2025
Programação esportiva “Verão Para Todos” tem encerramento neste final de semana