Serviços
acessibilidade



Publicado em: 04/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17
[email protected]

Alunos da Itália estudam patrimônio histórico para trabalho científico

TRABALHO - Dados colhidos por grupo de italianos e uma pesquisadora brasileira servirão para a elaboração de projeto de restauração



Convento Nossa Senhora da Conceição tornou-se material de pesquisa para um trabalho científico

Compartilhar:

Um dos principais pontos turísticos e culturais visitados em Itanhaém, o Convento Nossa Senhora da Conceição, Centro Histórico, tornou-se material de pesquisa para um trabalho científico realizado no último dia 2 em parceria entre as universidades de São Paulo (USP) e de Florença, na Itália. Os dados colhidos por grupo de italianos e  pesquisadora brasileira servirão para a elaboração de um projeto de restauração e reutilização do patrimônio histórico.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Confira as fotos

Pesquisadores Estrangeiros fazem pesquisas no Convento

“Este trabalho é um levantamento digital 3D. Usa-se um laser scanner para se levantar dados e diagnosticar o edifício para que no futuro seja possível desenvolver um projeto com proposta de restauro. Quando falamos em Abarebebê (Peruíbe) e em Convento (Itanhaém), encontramos muita história da arquitetura brasileira. É muito interessante valorizar a nossa cultura”, conta Regina Helena Vieira Santos, pesquisadora da USP e estudante de pós-doutorado da Universidade Firenze, na Itália.

O Convento Nossa Senhora da Conceição é um registro vivo da história da Cidade e do Brasil. De uma pequena ermida de barro até a igreja erguida em homenagem à padroeira de Itanhaém, o Convento é templo de fé e devoção há mais de 400 anos. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representa um dos bens mais memoráveis do litoral paulista.

Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Ruy Santos, o fator mais importante da pesquisa é o levantamento minucioso e detalhado do patrimônio histórico real. Este equipamento levanta informações da situação do Convento. “Ele – o aparelho – fará um escaneamento do prédio e conseguirá determinar a qualidade da preservação do monumento e se pode ser apontada alguma intervenção”.


Palavras-chave: , , ,