Publicado em: 15/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:26

Centro Histórico: atrativos preservam as belezas e memória de Itanhaém

PASSEIO - O local abriga construções marcantes como a Igreja Matriz de Sant’Anna, o Museu Conceição de Itanhaém e o Convento Nossa Senhora da Conceição

O Centro Histórico é um dos lugares que mais guarda lembranças do passado

Para os turistas e munícipes que querem conhecer um pouco mais sobre a história de Itanhaém, o Centro Histórico é um dos lugares que mais guarda lembranças do passado. A Praça Narciso de Andrade abriga a Igreja Matriz de Sant’Anna; o Museu Conceição de Itanhaém, prédio que abrigava a antiga Casa de Câmara e Cadeia; além do Gabinete de Leitura, onde atividades culturais são realizadas, como no passado.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANNA – Também localizada no Centro Histórico, a Igreja Matriz de Sant’Anna foi construída em meados de 1645, mantendo o estilo da época: o colonial. Nela, são abrigados altares do período barroco e importantes exemplares da arte sacra paulista. Uma das obras presentes na decoração é denominada “O Cristo”, do célebre pintor itanhaense Benedito Calixto.

CONVENTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – Uma das primeiras Igrejas construídas no Brasil, o Convento se tornou um dos patrimônios mais importantes da Baixada Santista, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A edificação fica no alto do Morro Itaguassu, no Centro Histórico. O horário de funcionamento é das 10 às 16 horas, de quinta a terça. Crianças de até 7 anos não pagam e idosos e estudantes com carteirinha pagam meia. O valor da entrada é R$ 5,00.

MUSEU CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM – O prédio onde foi instalado o Museu Conceição de Itanhaém é a antiga Casa de Câmara e Cadeia, um importante patrimônio histórico da Cidade e que tem suas origens no processo de colonização da antiga Vila de Nossa Senhora de Conceição. O local funcionou como cadeia até 1964 e foi sede da Câmara de Vereadores até 1971.

ESPAÇO GABINETE DE LEITURA JOSÉ ROSENDO – Inaugurado há 115 anos, o Gabinete de Leitura de Itanhaém representava muito mais que um simples espaço dedicado à leitura. Por várias décadas, serviu como um autêntico reduto cultural, reunindo um acervo valioso e diversas atividades ligadas às artes e a cultura em geral. Em 2011, a Prefeitura resgatou a memória do antigo monumento, concluindo a reconstrução do prédio em sua característica e posição originais, ao lado do Cruzeiro existente no início da rampa do Morro do Convento, no Centro. O prédio é utilizado para a realização de atividades culturais no Município.

Palavras-chave: , , , , ,