Publicado em: 19/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:29

Pare, pense, mude: ‘blitz’ educativa orienta munícipes sobre o trânsito

SEGURANÇA - A atividade aconteceu nesta terça-feira (19), na Praça Ângelo Guerra, Belas Artes

O objetivo é de conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre a necessidade da redução dos acidentes com vítimas

Imprudência, celular ao volante, falta de cinto de segurança e abuso de velocidade, entre outros fatores, são os principais responsáveis por acidentes no trânsito. Pensando em reverter esse cenário e dando continuidade às ações da Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal realizou uma ‘blitz’ educativa nesta terça-feira (19). O evento aconteceu na Praça Ângelo Guerra, no Belas Artes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A ação contou com a presença de agentes de trânsito municipais. Durante a ‘blitz’, a população recebeu orientações e panfletos sobre a responsabilidade de cada um para evitar transtornos. Outras atividades, como panfletagem, minipista para crianças e uma palestra na Escola Estadual Silvia Jorge Pollastrini também fazem parte da agenda da Semana Nacional de Trânsito na Cidade. Confira a matéria com todas as atividades previstas.

De acordo com o diretor de Trânsito, Fábio Fernandes Ramos, é importante que cada pessoa faça sua parte, buscando assim um convívio mais seguro: “A Semana Nacional do Trânsito é uma importante campanha nacional para chamar a atenção de todos, como pedestres, motoristas, ciclistas e outros. Acreditamos que o papel da educação é sensibilizar os cidadãos, para que eles reflitam sobre o que pode melhorar e então mudem o seu comportamento no trânsito. Só no estado de São Paulo, 94% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais são causados por falha humana”.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO – Realizada entre 18 e 25 de setembro, acontece em todo o território brasileiro e é destinada à promoção de ações educativas pelos órgãos e entidades de trânsito. A cada ano, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece o tema da Semana Nacional de Trânsito, em atendimento ao disposto no artigo 75 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Neste ano, é “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”.

Palavras-chave: , ,