Publicado em: 25/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:29

Tratamento de esgoto sanitário é obrigatório; evite multas

REDE - Quem estiver em situação irregular está sujeito a notificação e, posteriormente, multa de 100 Unidades Fiscais do Município (UFM), equivalente a R$ 333,00

Cidade possui duas Estações de Tratamento de Esgoto, uma em cada margem do Rio Itanhaém, nos bairros Anchieta e Guapiranga

A ligação de esgoto é fundamental para a saúde e a higiene das casas e ruas, por isso, deve ser realizada em todas as residências que têm a rede coletora oficial à sua disposição. Por conta disso, a Prefeitura de Itanhaém e a Sabesp estão promovendo um trabalho em conjunto para conscientizar os cidadãos sobre o tema. Quem estiver em situação irregular está sujeito a notificação e, posteriormente, multa de 100 Unidades Fiscais do Município (UFM), equivalente a R$ 333,00.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A Cidade possui duas Estações de Tratamento de Esgoto, uma em cada margem do Rio Itanhaém: a mais antiga no bairro Anchieta, que opera desde setembro de 2002 e fez aniversário no último dia 22; e outra no Guapiranga, inaugurada em fevereiro de 2010. Hoje, aproximadamente 1.000 domicílios encontram-se em situação irregular. Nos locais em que não há rede oficial, cada residência deverá ter seu próprio sistema de tratamento individual.

Caso a rua em questão tenha recebido a rede, o munícipe receberá um aviso da Sabesp e deverá solicitar a instalação em sua residência em até três meses. Se não fizer, está sujeito a multa, que pode ser reaplicada a cada 60 dias se a irregularidade persistir. A medida é prevista na Lei Municipal 3.313, de 28 de maio de 2007. O munícipe pode entrar em contato com a Sabesp por meio dos telefones (13) 3426-2802 e 3426-4044.

“O tratamento de esgoto é essencial para todos. Por conta disso, é necessário que as pessoas tenham a conscientização de que devem se adequar. Queremos evitar a poluição das ruas com a eliminação dos esgotos a céu aberto, melhorando a qualidade de vida da população. Além disso, a medida preserva os mananciais e diminui a poluição dos rios e estuários, que no final acabam nas praias”, disse o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Ruy Santos.

CONSCIENTIZAÇÃO – A Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com a ETEC de Itanhaém, promoveu uma visita de alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, como parte da programação da Semana de Meio Ambiente da escola técnica. O intuito é de transmitir mais detalhes sobre o processo de tratamento na prática, uma vez que os alunos já estudam o processo em sala de aula.

Palavras-chave: , , , , , , ,