[email protected]
Com as mãos na natureza, jovem aprecia inauguração de jardim sensorial da APAE
ASSOCIAÇÃO - Projeto visa estreitar a relação dos alunos com o meio ambiente

Com os pés na terra, Beatriz Kimie Kida, de 16 anos, insiste em desbravar os sabores da natureza, que vão além dos preceitos de degustação tradicional, são experimentos com o uso dos sentidos: paladar, audição, aroma, textura. E provocar essas sensações pode levá-la a uma viagem de emoções. Um desafio que a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Itanhaém propôs ao inaugurar, no último dia 27, em sua sede no Belas Artes, um jardim sensorial com plantas, folhagens e outras opções para aqueles que têm algum tipo de deficiência ou síndrome sentirem a natureza sob outra perspectiva.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook
“Minha filha está desde o início do ano. Já frequentou a associação em outra Cidade, mas quando chegamos em Itanhaém ela só ficava na rede pública, porém no acompanhamento do Programa Cuidar a psiquiatra pediu para que ela frequentasse a APAE. Em nove meses, todas as pessoas têm relatado o desenvolvimento dela, está mais solta, mais prestativa”, conta a mãe Andreia Veiga Kida, de 47 anos, que trabalha como comerciante. A jovem Beatriz, que possui síndrome de down, é estudante da Escola Municipal Profª Silvia Regina Schiavon Marasca. “Os professores têm notado a evolução. Ela adora ficar aqui”.
Implantado há nove anos no Município, a associação desenvolve trabalhos que têm, entre outras atividades, aulas voltadas à coordenação motora, intuitiva e experimental. E há oito meses surgiu a ideia de construir um jardim sensorial com a finalidade de estreitar o contato dos 67 alunos – acima de 14 anos – com a natureza. “Temos estudantes com deficiência intelectual, autismo e síndrome de down. Muita gente tem sensibilidade nos pés. Por isso, montamos no espaço uma variedade de texturas: bola, areia, tampa de garrafa pet, madeira, pedra, liso, rústico – para pisar. Além disso, temos os aromas das plantinhas”, conta a presidente da APAE de Itanhaém, Berenice Rodrigues Ribeiro, de 47 anos. A Associação funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17 horas.
Palavras-chave: alunos, APAE, jardim sensorial, natureza
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
21/02/2025
Confira o fechamento de vias para o Carnaval 2025 -
21/02/2025
Itanhaém terá novos investimentos em esgoto e abastecimento de água -
20/02/2025
NOTA OFICIAL – EM Pedrina Pompeu Bastos -
20/02/2025
Prefeitura moderniza atendimento telefônico com sistema URA -
20/02/2025
Programação esportiva “Verão Para Todos” tem encerramento neste final de semana