Publicado em: 29/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:28

Prefeitura realiza prevenção com teatro sobre o Aedes aegypti

ARTE - O principal objetivo é conscientizar alunos, professores e funcionários para que todos atuem como multiplicadores de informações

Peça foi apresentada para 580 alunos do berçário ao 5º ano da EM Maria Graciette Dias

Dando continuidade ao calendário das atividades educativas nas escolas do Município sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou na sexta-feira (29) uma peça de teatro para 580 alunos do berçário ao 5º ano da Escola Municipal Maria Graciette Dias, no Belas Artes. O principal objetivo é conscientizar alunos, professores e funcionários para que todos atuem como multiplicadores de informações e, desta forma, mobilizar as comunidades.

Confira as fotos
Peça de teatro sobre o Aedes aegypti: Prefeitura realiza trabalho de prevenção com as crianças

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Depois da peça teatral, Wilson André do Espírito Santo, agente de Endemias e idealizador do projeto, ressaltou os objetivos da ação: “A ideia é fazer com que as crianças sejam ‘agentes mirins’ multiplicadores, transmitindo as orientações que receberam durante a peça e nos folhetos distribuídos, chamando a atenção da família e vizinhos. Agradeço a todos que vêm se empenhando para que essa ação traga grandes resultados à nossa Cidade”, concluiu.

O diretor da escola, Fábio Carreira Chaves Souza, reforça que educar as crianças é muito importante para que elas mudem o comportamento dos adultos e, juntos, coloquem em prática a adoção de hábitos diários para diminuir a proliferação do mosquito. “Só existe uma forma de combater a dengue, zika e chikungunya: a prevenção. Portanto, não podemos deixar o mosquito nascer. Esse trabalho conjunto de educação e saúde só trará benefícios a todos”.

O projeto “Os Caça-Mosquitos” foi criado em 2015 e busca propagar o combate ao Aedes aegypti. Neste ano, 1.300 alunos já passaram pelas palestras. Entre os meses de setembro e novembro, além das palestras, os alunos terão uma peça de teatro reforçando os cuidados com o transmissor. As apresentações já foram realizadas na EM Professora Maria da Penha Correa Sanches, EM Maria Graciette Dias e EM Professora Lídia Martha Ferriello Gianotti. Futuramente, outras unidades de ensino também receberão a atividade.

Além disso, diariamente os agentes visitam as residências para orientar os moradores sobre como deve ser evitada a presença dos criadouros e sobre o tratamento da doença. Denúncias referentes aos focos do mosquito podem ser feitas pelo telefone (13) 3422-1944.

Palavras-chave: , , , , , ,