Publicado em: 02/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:26

Censo Agropecuário inicia levantamento para mapear atividades na área rural

IBGE - A iniciativa visa identificar e conhecer as características e produção dos estabelecimentos agropecuários do País

Pesquisa fornecerá dados suficientes para a elaboração de estatísticas voltadas às políticas públicas

Identificar e conhecer as características e a produção dos estabelecimentos agropecuários do País, levantando dados sobre a agricultura, a extração vegetal, a silvicultura, a criação de animais de grande, médio e pequeno porte, de abelhas, de bichos-da-seda, aquicultura, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. Este é o objetivo do Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciado no último dia 2. Em Itanhaém, as visitas às propriedades em áreas rurais começam nos próximos dias.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“Um trabalho importante que servirá de base para estabelecermos novas ações no setor da agricultura familiar, na qual o Município é referência nacional”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Eliseu Braga Chagas. “Nossa parceria com os agricultores vem sendo fortalecida com a aquisição dos produtos para o programa de Alimentação Escolar (PAA/PNAE), que é feita por meio do Banco de Alimentos, cuja nova sede será entregue nas próximas semanas”.

A pesquisa fornecerá dados suficientes para a elaboração de estatísticas voltadas às políticas públicas. Os questionamentos mostrarão o total de estabelecimentos e o que produzem, a utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras, entre outras informações referentes a este setor. Em Itanhaém, a estimativa é de que todas as áreas sejam visitadas até o fim de fevereiro de 2018.

O Censo tem como finalidade mostrar a realidade da produção agropecuária na região e no país. Além destes dados, o IBGE apresenta outros levantamentos como, por exemplo, a produção pecuária, agrícola municipal e as trimestrais da agropecuária. No Censo deste ano há uma novidade: a identidade do recenseador poderá ser confirmada por meio do QR Code, um código que cada um deles levará no crachá. O algoritmo redirecionará para o site do IBGE.

Palavras-chave: , , , ,