Publicado em: 02/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:28

Formadas em curso de Padaria Artesanal, elas fazem sucesso na cozinha

GASTRONOMIA - Desde o início do ano vendendo doces e salgados, as irmãs Luiza e Maria Helena entregam quase 300 unidades por mês

Cheias de disposição, as duas moram juntas e realizam as entregas de todos os pedidos

Se existe uma receita para o sucesso, as irmãs Luiza de Jesus e Maria Helena de Jesus teriam os ingredientes na ponta da língua, e eles vão desde a paixão pela cozinha, há mais de cinco décadas, até a formação em ensino superior. Já o modo de preparo é simples: colocar na prática tudo o que aprendeu no curso de Padaria Artesanal do Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém e se lançar ao mercado. Com uma média de dez pedidos por mês, a vasta experiência e o repertório são um convite para se surpreender com os sabores construídos por elas.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Luiza de Jesus tem 68 anos e é formada em Gastronomia. Em 2007, mudou-se de São Paulo para Itanhaém, um ano depois de Maria Helena, que tem 64 anos e é graduada em Hotelaria e Turismo. Atualmente, as duas moram juntas e têm uma vida sossegada graças à aposentadoria conquistada depois de muitos anos de trabalho.

Em 2016, ingressaram no curso de panificação do Fundo Social de Solidariedade. “Apesar de ter uma faculdade no currículo, aprendi muita coisa com a professora Ana”, conta Luiza. A referida é Ana Capellari, responsável por ministrar as aulas do curso. A professora de 62 anos é constantemente elogiada por suas dicas preciosas e técnica. “Ela tem um conhecimento absurdo. Não importa quantos alunos estão na classe, sempre coloca todo mundo para trabalhar”, brinca Maria.

Luiza cozinha há mais de 50 anos, e sua especialidade é confeitaria. “Faço trufas, pães de mel, goiabinhas, muffins, entre outros doces fondados e caramelizados”, conta. Já Maria Helena entrou para o mundo da gastronomia há pouco mais de 30 anos e dominou a arte de fazer pães. “Preparo pães de cenoura, de frios, de calabresa, de mussarela, de batata, de coco, entre muitos outros”, explica.

Pouco tempo depois de se formarem no Fundo Social, Luiza e Maria começaram a vender seus produtos. Tudo é feito pela internet, desde publicações nas redes sociais até as encomendas. Cheias de saúde, elas ainda realizam as entregas dos pedidos, além de trabalharem em casamentos, aniversários e feiras especiais. “Recebemos, em média, dez pedidos por mês, o que gera em torno de 300 unidades produzidas”, relata Luiza.

Para as irmãs, não existe falta de disposição. “Se tiver entrega para fazer todos os dias, a gente sai para entregar. ‘Amo confeitaria, amo o que faço’ é o meu lema. A cozinha é nossa paixão”, explica Luiza. As duas possuem ainda a consciência de reconhecer que ser ensinado nunca é demais. “Se abrir algum curso novo do tipo, estaremos prontas para fazer. Na gastronomia, todo dia você aprende algo novo, assim como tudo na vida”, finaliza.

Palavras-chave: , ,