Publicado em: 10/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:28

Oficinas e vivências são destaques no segundo dia do Seminário da Educação

CAPACITAÇÃO - Objetivo é problematizar assuntos e questões do processo de ensino e aprendizagem

Atividades aconteceram nesta terça-feira (10) em diversas escolas da Rede Municipal de Ensino

Diversas escolas da Rede Municipal de Ensino receberam oficinas e vivências nesta terça-feira (10), no período da manhã e tarde, como parte da programação do 5º Seminário da Educação. O principal objetivo é de problematizar assuntos e questões sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Uma das oficinas, ‘Estratégias para a Língua Estrangeira Moderna’, aconteceu de manhã na EM Professora Dalva Dati Ruivo. De acordo com a pedagoga responsável, Alessandra Martins de Souza Bento, é essencial que os professores se reúnam para refletir sobre o dia a dia na sala de aula. “Pode ser complicado deixar uma matéria como inglês interessante para as crianças, então refletir sobre a forma de fazer com que isso aconteça é essencial. A troca de experiências é sempre muito valiosa”, afirmou.

Já o professor de educação física, Paulo Roberto Koji Fujimura, foi um dos responsáveis da oficina ‘Educação Física Escolar: potencialidades de aprendizagens’. De acordo com ele, socializar boas experiências de trabalho é muito importante. “Depois de uma intensa troca de experiências, conseguimos refletir, recriar e readaptar atividades diferentes para os nossos alunos”, contou.

A oficina ‘Gêneros Textuais no Ensino Fundamental: múltiplas possibilidades’ também foi um grande destaque desta terça-feira. A professora responsável, Chrystina Magalhães, acredita que promover análises com os professores da Rede Municipal de Ensino é algo que fortalece o trabalho no cotidiano. “A oficina esclarece algumas teorias, o que é muito positivo para todos os professores. Nós sempre começamos com a base teórica e, no segundo momento, promovemos algumas análises”, explicou.

O terceiro e último dia do 5º Seminário da Educação será na quarta-feira (11). Experiências em salas temáticas estão entre os destaques, como ‘Matemática: situações de ensino e aprendizagem’ e ‘Práticas de Alfabetização’. Além disso, estão previstos minicursos, como ‘Justiça Restaurativa e Medição com Coaching’.

Palavras-chave: , , , ,